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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologia ativa em atividades educativas: uma estratégia de promoção à saúde do homem no município de Sinop-MT
Autor(es): Santos, Taynara Gonçalves dos
Orientador(a): Botelho, Micnéias Tatiana de Souza Lacerda
Membro da Banca: Botelho, Micnéias Tatiana de Souza Lacerda
Membro da Banca: Silva, Ana Maria Nunes da
Membro da Banca: Primão, Juliana Cristina Magnani
Resumo : Estudos comparativos entre homens e mulheres têm comprovado o fato de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo, às enfermidades crônicas e que possuem uma expectativa de vida menor, em média 7,4 anos a menos. Com o propósito de reverter tal situação, o Ministério da Saúde (MS), em 2008, apresentou, como uma das prioridades do governo, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), com a finalidade de propor e implementar ações de atenção integral à saúde dos indivíduos do sexo masculino, com idade entre 25 e 59 anos. Nesta direcionalidade a educação em saúde se insere na atuação da enfermagem como meio para o estabelecimento de uma relação dialógica e reflexiva entre enfermeiro e cliente, no intuito de conscientizá-lo sobre o processo saúde doença e contribuir para que este indivíduo se perceba como sujeito de transformação de sua vida, de sua família e da comunidade em que está inserido. O estudo objetiva analisar a metodologia utilizada nas atividades educativas em saúde destinadas a homens atendidos em uma unidade básica de saúde no município de Sinop-MT. Trata-se de uma pesquisa ação com o objetivo descritivo exploratório de abordagem qualitativa em que participaram 13 homens atendidos em uma UBS mediante a assinatura do TCLE. O presente trabalho está vinculado ao Projeto de Pesquisa “O conhecimento da população masculina acerca da fase de andropausa: a atividade educativa do enfermeiro”, devidamente cadastrado e aprovado pela Pró - Reitoria de Pesquisa (PROPEQ) da UFMT, sob o número de registro 148/CAP/2014. Desse modo, o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética por meio do parecer nº 568.938/2014. Os entrevistados tiveram suas identidades preservadas através da codificação numérica. Todas as discussões foram gravadas em dispositivos de captação de áudio e posteriormente transcritas. Em seguida, efetuou-se a textualização das mesmas e a sistematização dos dados tendo como foco as percepções dos sujeitos entrevistados. Na análise foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Das categorias analíticas emergiram: 1) O conhecimento dos homens acerca dos temas abordados; 2) A cultura masculina como fator inibitório da procura por assistência à saúde; 3) A abordagem aos homens nos espaços de atendimento à saúde; e 4) Os hábitos de vida como fatores contribuintes ou impeditivos de busca por saúde. Conforme análise dos relatos constatou-se que as questões acerca do gênero e cultura masculina causam grande impacto na formação de valores e concepções dos homens, os quais estão enraizados em suas ideias e que reflete no modo em que praticam ou não o autocuidado. Ainda de acordo com as falas, observou-se que as atividades de educação em saúde produziram como resultado imediato a mudança no conhecimento dos indivíduos participantes acerca dos temas abordados. Logo, conclui-se que a educação em saúde se constitui como uma das principais ferramentas para a inserção da população masculina nos serviços de saúde, além de produzir indivíduos detentores de conhecimento sobre sua saúde, bem como promover mudanças significativas de comportamento no que tange a promoção de saúde e gestão do autocuidado.
Resumo em lingua estrangeira: Comparative studies between men and women have proven the fact that men are more vulnerable to diseases, especially the chronic illnesses and have a lower life expectancy, on average 7.4 years less. In order to reverse this situation, the Ministry of Health (MOH) in 2008, presented as one of the government's priorities, the National Policy for Integral Attention to Men's Health (NPIAMH), in order to propose and implement actions of comprehensive health care of males, aged between 25 and 59 years. In this directionality health education is included in the nursing practice as a means for establishing a dialogic and reflexive relationship between nurse and client, in order to make you aware about the health disease process and help ensure that this individual is perceived as the subject transformation of his life, his family and the community in which it appears. The study aims to analyze the methodology used in educational activities in health aimed at men attending a primary healthcare unit in the municipality of Sinop-MT. This is an action research with descriptive exploratory objective qualitative approach involving 13 men met in a UBS by signing the consent form. This work is linked to the research project "Knowledge of the male population about the andropause phase: the educational activity of nurses", duly registered and approved by the Vice - Presidency of Research (PR) FUMT under the registration number 148 / CAP / 2014. Thus, the project was approved by the Ethics Committee through the report number 568938/2014. Thus, the project was approved by the Ethics Committee through the opinion No. 568,938 / 2014. Respondents had their identities preserved by numerical coding. All discussions were recorded on audio capture devices and then transcribed. Then made to textualization thereof and the systematization of data having focused the perceptions of interviewees. In the analysis we used the thematic content analysis technique. The analytical categories emerged: 1) Knowledge of men about the topics covered; 2) A male culture as inhibitory factor in the demand for health care; 3) The approach to men in health care areas; and 4) Life habits as contributors or impediments to search for health. As analysis of the reports it was found that questions about gender and male culture cause great impact on the formation of values and conceptions of men, which are rooted in ideas and that reflects in the way or not practice self-care. Also according to the lines, it was observed that health education activities produced as immediate result the change in knowledge of the participants about the topics addressed. Therefore, it is concluded that health education is constituted as a major tool for the insertion of the male population in health services, in addition to producing individuals holders of knowledge about their health, and to promote significant changes in behavior when it comes to health promotion and self-care management.
Palavra-chave: Metodologia ativa
Educação em saúde
Saúde do Homem
Enfermagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Active methodology
Health education
Men's health
Nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Enfermagem - CUS
Referência: SANTOS, Taynara Gonçalves dos. Metodologia ativa em atividades educativas: uma estratégia de promoção à saúde do homem no município de Sinop-MT. 2015. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1699
Data defesa documento: 3-Jul-2015
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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