Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1706
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Coelho, Paolla Shamara Rodrigues Lima e | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-30T19:33:14Z | - |
dc.date.available | 2019-04-15 | - |
dc.date.available | 2020-03-30T19:33:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-04 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Paolla Shamara Rodrigues Lima e. A inserção dos esportes de combate nas aulas de educação física escolar uma visão atual em Barra do Garças-MT. 2019. 42 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1706 | - |
dc.description.abstract | Las Luchas, como contenido de la Educación Física Escolar, propuesto por los PCN (1997), son parte del programa de Educación Física de la Enseñanza Fundamental y Medio, que abarca otras actividades y tópicos de aprendizaje relevantes, tales como: gimnasia, danza, juegos y cuestiones de la salud. A pesar del reconocimiento por los profesores de Educación Física sobre la importancia de las luchas en el contexto escolar, poco o ningún esfuerzo se ve para su inserción. El presente trabajo tuvo como objetivo principal, aferir la inserción de los deportes de combate en las clases de educación física escolar. Para ello, se aplicó un cuestionario con doce preguntas a los profesores de enseñanza media y fundamental, de colegios públicos y privados en el municipio de Barra do Garças - MT. La muestra fue compuesta por 12 escuelas / profesores. Los datos revelan la necesidad de una mejor formación docente en el citado tema, una mayor valoración por la dirección y gestores escolares, además de una inserción efectiva en las aulas, contando con una mayor carga horaria y con criterios predeterminados para su desarrollo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2020-03-30T19:33:14Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Paolla Shamara Rodrigues Lima e Coelho.pdf: 1525913 bytes, checksum: ed53d82398a57c308e0385f462c4e8bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-30T19:33:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Paolla Shamara Rodrigues Lima e Coelho.pdf: 1525913 bytes, checksum: ed53d82398a57c308e0385f462c4e8bd (MD5) Previous issue date: 2019-04-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A inserção dos esportes de combate nas aulas de educação física escolar uma visão atual em Barra do Garças-MT | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Neto, Anibal Monteiro de Magalhães | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5023174064373373 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Assis, Rodrigo Amancio de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5239558077378034 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Elias, Rodrigo Mendes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7671189637956698 | pt_BR |
dc.description.resumo | As Lutas, enquanto conteúdo da Educação Física Escolar, proposto pelos PCNs (1997), são parte do programa de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio, que abrangem outras atividades e tópicos de aprendizagem relevantes, tais como: ginástica, dança, jogos e questões da saúde. Apesar do reconhecimento pelos professores de Educação Física sobre a importância das lutas no contexto escolar, pouco ou nenhum esforço se vê para sua inserção. O presente trabalho teve como objetivo principal, aferir a inserção dos esportes de combate nas aulas de educação física escolar. Para tal, foi aplicado um questionário com doze perguntas aos professores do ensino médio e fundamental, de colégios públicos e privados no município de Barra do Garças - MT. A amostra foi composta por 12 escolas/professores. Os dados revelam a necessidade de uma melhor formação docente no citado tema, uma maior valorização pela direção e gestores escolares, além de uma inserção efetiva nas aulas, contando com uma maior carga horária e com critérios pré-determinados para seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação Física - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esporte de Combate | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Luta. | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Deporte de Combate | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educación Física Escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | la escuela | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Luchar | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Educação Física - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Paolla Shamara Rodrigues Lima e Coelho.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.