Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1707
Tipo documento: Artigo
Título: Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar
Autor(es): Silva, Paulo Yuri Silva e
Orientador(a): Souza, Warley Carlos de
Membro da Banca: Nez, Egeslaine de
Membro da Banca: Guedes, Mauricio da Silva
Resumo : A educação quase em sua totalidade serviu para manutenção e reprodução do capital humano, nessa perspectiva o texto aqui apresentado deriva de pesquisa bibliográfica afim de analisar como a violência simbólica enquanto ação pedagógica na educação física escolar contribui para que haja a perpetuação e continuidade da hegemonia da classe dominante. A partir de um breve panorama sociocultural destacando a realidade escolar, formação de professores, ação pedagógica, violência simbólica e a educação física escolar. Percebe-se que tais influências tem o intuito de garantir que não haja o processo de emancipação, apesar de conter o termo nos documentos proposto para educação. Para finalizar destaca-se que a preservação das estruturas acontece de forma implícita e institucionalizada, ocultando a realidade para a população.
Resumo em lingua estrangeira: Education in its entirety served to maintain and reproduce human capital, in this perspective the text presented here makes a bibliographical research in order to analyze how symbolic violence as a pedagogical action in school physical education contributes to the perpetuation and continuity of the hegemony of dominant class. Starting from a brief sociocultural panorama highlighting the school reality, teacher training, pedagogical action, symbolic violence and school physical education. It is perceived that such influences are intended to ensure that there is no emancipation process, although it contains the term in the documents proposed for education. Finally, it is important to note that the preservation of structures takes place implicitly and institutionally, hiding reality for the population.
Palavra-chave: Violência Simbólica
Educação Física Escolar
Formação de Professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Symbolic violence
School Physical education
Formation of Teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Educação Física - CUA
Referência: SILVA, Paulo Yuri Silva e. Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar. 2019. 63 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1707
Data defesa documento: 5-Abr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Paulo Yuri da Silva e Silva.pdf2.1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.