Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVedovatto, Raquel Santin-
dc.date.accessioned2020-03-30T21:36:23Z-
dc.date.available2019-04-12-
dc.date.available2020-03-30T21:36:23Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.citationVEDOVATTO, Raquel Santin. O Trabalho coletivo como perspectiva de superação das relações de exclusão. 2019. 49 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1708-
dc.description.abstractThe present article sought through systematic research to understand how the pedagogical performance of the teacher that should be collective has become increasingly individualized, as well as to understand if its inverse, that is, as collective work can intervene in the relations of exclusion that originate in the isolation of teachers at school. As a specific objective, it sought to understand the importance of continuing education of teachers that aim at the collective work in the school environment, as well as to analyze and describe the difficulties encountered in school every day. As a result, it was observed that continuing teacher training made it pertinent to the work carried out collectively through the pedagogical actions performed. There was the approximation of scientific knowledge between teachers and academics of the licenciatura course in Physical Education promoting reflexive actions in collective in the collective, having as a theoretical basis the socio-historical materialism and dialectic. They thus contributed to the problems of social exclusion present within the school unit.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2020-03-30T21:36:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Raquel Santin Vedovatto.pdf: 895502 bytes, checksum: 0632db0ef86d6720ce24f7cd60df8826 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-30T21:36:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Raquel Santin Vedovatto.pdf: 895502 bytes, checksum: 0632db0ef86d6720ce24f7cd60df8826 (MD5) Previous issue date: 2019-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Trabalho coletivo como perspectiva de superação das relações de exclusão.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Warley Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082809234439322pt_BR
dc.contributor.referee1Nez, Egeslaine de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197279063733225pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Mauro José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373606398388352pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960799837945135pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo buscou por meio da investigação sistemática compreender como a atuação pedagógica do professor que deveria ser coletiva tem se tornado cada dia mais individualizado, bem como, compreender se o seu inverso, ou seja, como trabalho coletivo pode intervir nas relações de exclusão que se originam no isolamento dos professores na escola. Como objetivo específico buscou compreender a importância da formação continuada de professores que apontem na direção do trabalho coletivo no ambiente escolar, bem como, analisar e descrever as dificuldades encontradas no cotidiano escolar. Como resultado observou-se que formação continuada de professores fez pertinente em função do trabalho desenvolvido coletivamente por meio das ações pedagógicas desempenhadas. Houve a aproximação dos conhecimentos científicos entre docentes e acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física promovendo ações reflexivas em coletivo no coletivo, tendo por embasamento teórico o Materialismo sócio histórico e dialético. Assim contribuíram com as problemáticas de exclusão social presente no interior da unidade escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordExclusão Educacionalpt_BR
dc.subject.keywordFormação de Professorespt_BR
dc.subject.keywordEducação Física Escolarpt_BR
dc.subject.keyword2Educational Exclusionpt_BR
dc.subject.keyword2Teacher trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Physical School Educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Raquel Santin Vedovatto.pdf874.51 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.