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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1708
Tipo documento: | Artigo |
Título: | O Trabalho coletivo como perspectiva de superação das relações de exclusão. |
Autor(es): | Vedovatto, Raquel Santin |
Orientador(a): | Souza, Warley Carlos de |
Membro da Banca: | Nez, Egeslaine de |
Membro da Banca: | Souza, Mauro José de |
Resumo : | O presente artigo buscou por meio da investigação sistemática compreender como a atuação pedagógica do professor que deveria ser coletiva tem se tornado cada dia mais individualizado, bem como, compreender se o seu inverso, ou seja, como trabalho coletivo pode intervir nas relações de exclusão que se originam no isolamento dos professores na escola. Como objetivo específico buscou compreender a importância da formação continuada de professores que apontem na direção do trabalho coletivo no ambiente escolar, bem como, analisar e descrever as dificuldades encontradas no cotidiano escolar. Como resultado observou-se que formação continuada de professores fez pertinente em função do trabalho desenvolvido coletivamente por meio das ações pedagógicas desempenhadas. Houve a aproximação dos conhecimentos científicos entre docentes e acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física promovendo ações reflexivas em coletivo no coletivo, tendo por embasamento teórico o Materialismo sócio histórico e dialético. Assim contribuíram com as problemáticas de exclusão social presente no interior da unidade escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present article sought through systematic research to understand how the pedagogical performance of the teacher that should be collective has become increasingly individualized, as well as to understand if its inverse, that is, as collective work can intervene in the relations of exclusion that originate in the isolation of teachers at school. As a specific objective, it sought to understand the importance of continuing education of teachers that aim at the collective work in the school environment, as well as to analyze and describe the difficulties encountered in school every day. As a result, it was observed that continuing teacher training made it pertinent to the work carried out collectively through the pedagogical actions performed. There was the approximation of scientific knowledge between teachers and academics of the licenciatura course in Physical Education promoting reflexive actions in collective in the collective, having as a theoretical basis the socio-historical materialism and dialectic. They thus contributed to the problems of social exclusion present within the school unit. |
Palavra-chave: | Exclusão Educacional Formação de Professores Educação Física Escolar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Educational Exclusion Teacher training Physical School Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Curso: | Educação Física - CUA |
Referência: | VEDOVATTO, Raquel Santin. O Trabalho coletivo como perspectiva de superação das relações de exclusão. 2019. 49 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1708 |
Data defesa documento: | 4-Abr-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Educação Física - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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