Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ingrid Kellen | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T23:46:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30 | - |
dc.date.available | 2020-07-02T23:46:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ingrid Kellen. Implementação de uma ferramenta computacional para auxílio da aprendizagem do método dos deslocamentos. 2019.95f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1717 | - |
dc.description.abstract | The current work intends to avaluate the contribuition on learning throught a software, guided by psychopedagogy fundations. Psychopedagogy is the study area that is dedicated to delvelop methods along with the institution and professor to solve difficulties towards the student’s learning process. In this work, a proposal is made estructured in the implementation of a computational resource in the teaching of displacement method for structural analysis, in the civil engeneering course, based on creation of a computational tool in Fortran language, to solve flat trusses, at first for aducational use. The approach is abaout the structural analysis and all it’s concepts of stiffness in matrix form, besides presenting pedagogical theories that guide the aid of teaching-learning process. With pedagogical analysis, it is verified that the developed softwre presents itself a tool capable of helping on learning the displacement method, providing improvements on absortion and comprehensiom of the content. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2020-06-25T18:28:46Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_INGRID KELLEN SILVA.pdf: 3860048 bytes, checksum: 14156f6aaf156acfb1d2a2df027de8c3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2020-07-02T23:46:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2019_INGRID KELLEN SILVA.pdf: 3860048 bytes, checksum: 14156f6aaf156acfb1d2a2df027de8c3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-02T23:46:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_INGRID KELLEN SILVA.pdf: 3860048 bytes, checksum: 14156f6aaf156acfb1d2a2df027de8c3 (MD5) Previous issue date: 2019-08-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Implementação de uma ferramenta computacional para auxílio da aprendizagem do método dos deslocamentos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Konda, Danilo Hiroshi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6759737872829668 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Konda, Danilo Hiroshi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6759737872829668 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vivan, Angela Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9962752595582716 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Iury Bispo dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9021523641624443 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5417148245685444 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa avaliar a contribuição na aprendizagem através do uso de softwares, guiados por fundamentos da psicopedagogia. A psicopedagogia é a área de estudo que se dedica a desenvolver métodos juntamente com a instituição e professor para resolver as dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos. Neste trabalho, faz-se uma proposta estruturada na implementação de um recurso computacional no ensino do método dos deslocamentos para análise de estruturas, no curso de engenharia civil, fundamentada na criação de uma ferramenta computacional em linguagem Fortran, para resolução de treliças planas, voltada inicialmente para o uso educacional. A abordagem trata da análise estrutural e todos seus conceitos de rigidez de forma matricial, além de apresentar teorias pedagógicas que norteiam o auxílio do processo de ensino aprendizagem. Com a utilização de análises pedagógicas, verifica-se que o software desenvolvido se apresenta como uma ferramenta capaz de auxiliar na aprendizagem do método dos deslocamentos, proporcionando melhorias na absorção e compreensão do conteúdo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento computacional do Método da rigidez direta | pt_BR |
dc.subject.keyword | Auxílio na aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educational software | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Computational development of the direct stiffness method | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Learning ai | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_INGRID KELLEN SILVA.pdf | 3.77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.