Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1756
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores associados à qualidade de vida em pacientes com hanseníase : análise do whoqol-bref em um serviço de referência.
Autor(es): Pinto, Graziele Ferreira
Nicacio, Raquel Aparecida Rodrigues
Orientador(a): Goulart, Letícia Silveira
Membro da Banca: Goulart, Letícia Silveira
Membro da Banca: Santos, Débora Aparecida da Silva
Membro da Banca: Castro, Ludiele Souza
Resumo : Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e os seus fatores associados em pacientes com hanseníase acompanhados em um serviço de referência para a doença. Métodos: Estudo descritivo de abordagem quantitativa. Participaram do estudo pacientes com diagnóstico de hanseníase acompanhados em um serviço de referência do Município de Rondonópolis, MT. Para avaliação da qualidade de vida aplicou-se o questionário World Health Organization Quality of Life (WHOQOL- BREF). Utilizou-se análise estatística descritiva e regressão linear simples e múltipla para avaliar a associação entre varáveis sociodemograficas e os domínios de qualidade de vida. Resultados: Participaram do estudo 63 pacientes. A maior média de qualidade de vida foi observada no domínio psicológico (16,28 ± 2,30) e a menor no domínio ambiente (13,86 ± 2,21). As mulheres, indivíduos sem companheiro e que possuíam casa própria apresentaram menores médias de qualidade de vida no domínio psicológico. Os indivíduos que não receberam visita de Agentes Comunitários de Saúde apresentaram menores médias de qualidade de vida no domínio ambiente. Após análise multivariada verificou-se que uma melhor qualidade de vida esteve associada à autodeclaração de cor branca no domínio ambiente e pior qualidade de vida foi associada a menor escolaridade no domínio físico. Conclusão: Este estudo evidencia a influência dos fatores socioedemográficos sobre a qualidade de vida de pacientes com hanseníase, indicando a necessidade de realização de uma assistência em saúde de maneira integral, compreendendo os determinantes sociais da saúde.
Palavra-chave: Hanseníase
Qualidade de vida
Perfil de saúde
Enfermagem
Fatores epidemiológicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolis
Programa: Enfermagem - CUR
Referência: PINTO, Graziele Ferreira Pinto; NICÁCIO, Raquel Aparecida Rodrigues. Fatores associados à qualidade de vida em pacientes com hanseníase: análise do whoqol-bref em um serviço de referência. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1756
Data defesa documento: 21-May-2020
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Rondonópolis



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.