Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1898
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito do tratamento crônico com extrato aquoso de cissus sicyoides na função renal de ratos obesos
Autor(es): Stefanini, Gabriel
Orientador(a): Campos, Kleber Eduardo de
Membro da Banca: Campos, Kleber Eduardo de
Resumo : A obesidade caracteriza-se pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal, levando a uma série de complicações, como no perfil sérico e renal. Cissus sicyoides é uma planta conhecida pela atividade hipoglicemiante, sendo usada no tratamento de diabetes, mas não reconhecida no tratamento das comorbidades da obesidade. O objetivo deste estudo foi avaliar os perfis bioquímicos e renais de ratos Wistar tratados com o extrato aquoso de Cissus sicyoides em modelo de obesidade transgeracional. Para isso, a obesidade foi induzida por meio da administração de glutamato monossódico no período neonatal em ratas fêmeas. Após 90 dias, as mesmas foram classificadas como obesas de acordo com o Índice de Lee ≥0,300 e em seguida acasaladas para a obtenção da geração (F1). Os filhotes machos obtidos foram separados em dois grupos aos 90 dias de vida: não-obesos (NOb) e obesos (Ob) (n=07 por grupo), classificados pelo Índice de Lee. Estes ratos foram submetidos ao tratamento diário via oral com Cissus sicyoides (200 mg/Kg/dia) por 28 dias. Semanalmente foram mensurados o peso corpóreo, consumo de ração e água. No último dia, foi estimado o fluxo urinário (V) de 24 hs e em seguida foram anestesiados e mortos para determinações bioquímicas séricas. Foi observado aumento no peso corpóreo, consumo de ração e água nos ratos NOb nos dias 21 e 28 comparados ao dia 0 de tratamento, enquanto os ratos Ob tiveram aumento destes três parâmetros no dia 0, comparado ao grupo NOb. Além disso, em todo o experimento o peso corpóreo de ratos Ob foi maior que os ratos NOb. Não foram encontradas diferenças no V e biomarcadores séricos do perfil proteico e lipídico, entretanto os ratos Ob tiveram diminuição na concentração da glicose e aumento na atividade da enzima aspartato. Portanto, conclui-se que o tratamento de Cissus sicyoides aumentou o peso corpóreo e consumo alimentar e hídrico em ratos não-obesos e provocou um efeito hipoglicemiante e estimulou a atividade hepática em ratos obesos, permitindo uma nova opção para síntese de fármacos nas estratégias terapêuticas da obesidade.
Palavra-chave: rato
perfil bioquímico
renal
Cissus sicyoides
obesidade
CNPq: CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Biomedicina - CUA
Referência: STEFANINI, Gabriel. Efeito do tratamento crônico com extrato aquoso de cissus sicyoides na função renal de ratos obesos. 2020. 31 f. TCC (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Barra do Garças, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1898
Data defesa documento: 20-Fev-2020
Aparece na(s) coleção(ções):Biomedicina - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabriel Stefanini.pdf608.23 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.