Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francisco César da-
dc.date.accessioned2021-12-15T21:39:03Z-
dc.date.available2021-05-21-
dc.date.available2021-12-15T21:39:03Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco César da. Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico: alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2013-
dc.description.abstractThe study of Paleontology is recommended for Brazilian basic education, however, the themes listed in the textbooks are covered in a superficial way. Students' empirical knowledge about fossils is defined by distorted views that are transmitted by the media. The use of fossils from regions close to each school or community becomes an efficient strategy for studying paleontology. The objective of this work was to elaborate didactic materials in the form of a “Paleontological Collection” and the didactic game “Trilha dos Fóssis", with fossils collected in Barra do Garças to subsidize teachers in the teaching of Paleontology to elementary and high school students. it has a qualitative and quantitative character and occurred in three stages: 1) collection of fossils in the field; 2) collection of the collected fossils; and 3) elaboration of the educational game. 28 samples of fossils of marine invertebrates of the Malvinocáfrica fauna were collected, present in the sedimentary rocks of the Ponta Formation Thick, being echinoderm, brachiopod and conulary fossils, through these teaching materials, it will be possible to learn about fossils and paleontology, as well as topics such as evolution and the origin of life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2021-12-15T18:41:47Z No. of bitstreams: 1 TCC_Francisco César da Silva_2021.pdf: 2671130 bytes, checksum: cf77c222a8e0d6c9c4531444fd2dda2f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernando Iuasse (matosiuasse@msn.com) on 2021-12-15T21:39:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Francisco César da Silva_2021.pdf: 2671130 bytes, checksum: cf77c222a8e0d6c9c4531444fd2dda2f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-15T21:39:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Francisco César da Silva_2021.pdf: 2671130 bytes, checksum: cf77c222a8e0d6c9c4531444fd2dda2f (MD5) Previous issue date: 2021-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleColeta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pignati, Marina Teófilo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353pt_BR
dc.contributor.referee1Pignati, Marina Teófilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee3Cunha-Sá, Dayse Maria da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5953378811855712pt_BR
dc.description.resumoO estudo da Paleontologia é recomendado para o ensino básico brasileiro, porém, os temas relacionados nos livros didáticos são abordados de forma superficial. O conhecimento empírico dos alunos sobre fósseis é definido por visões distorcidas que são transmitidas pelos meios de comunicação. O uso de fósseis provenientes de regiões próximas a cada escola ou comunidade torna-se uma estratégia eficiente para estudo da paleontologia. O objetivo desse trabalho foi elaborar materiais didáticos na forma de uma “Coleção Paleontológica” e o jogo didático “Trilha dos Fósseis", com fósseis coletados em Barra do Garças para subsidiar professores no ensino de Paleontologia aos alunos do ensino fundamental e médio. Essa pesquisa tem caráter quali-quantitativo e ocorreu em três etapas: 1) coletas de fósseis em campo; 2) coleção dos fósseis coletados; e 3) elaboração do jogo educativo. Foram coletadas 28 amostras de fósseis de invertebrados marinhos da fauna Malvinocáfrica, presentes nas rochas sedimentares da Formação Ponta Grossa, sendo fósseis de equinodermos, braquiópodes e conulárias. Através desses materiais didáticos, será possível aprender sobre fósseis e paleontologia, além de temas como evolução e origem da vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keywordFóssilpt_BR
dc.subject.keywordinvertebrados marinhospt_BR
dc.subject.keywordjogo didáticopt_BR
dc.subject.keywordlivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordrochas sedimentarespt_BR
dc.subject.keyword2Fossilpt_BR
dc.subject.keyword2marine invertebratespt_BR
dc.subject.keyword2didactic gamept_BR
dc.subject.keyword2Didatic bookspt_BR
dc.subject.keyword2sedimentary rockspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Francisco César da Silva_2021.pdf2.61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.