Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2013
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico : alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas
Autor(es): Silva, Francisco César da
Orientador(a): Pignati, Marina Teófilo
Membro da Banca: Pignati, Marina Teófilo
Membro da Banca: Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Cunha-Sá, Dayse Maria da
Resumo : O estudo da Paleontologia é recomendado para o ensino básico brasileiro, porém, os temas relacionados nos livros didáticos são abordados de forma superficial. O conhecimento empírico dos alunos sobre fósseis é definido por visões distorcidas que são transmitidas pelos meios de comunicação. O uso de fósseis provenientes de regiões próximas a cada escola ou comunidade torna-se uma estratégia eficiente para estudo da paleontologia. O objetivo desse trabalho foi elaborar materiais didáticos na forma de uma “Coleção Paleontológica” e o jogo didático “Trilha dos Fósseis", com fósseis coletados em Barra do Garças para subsidiar professores no ensino de Paleontologia aos alunos do ensino fundamental e médio. Essa pesquisa tem caráter quali-quantitativo e ocorreu em três etapas: 1) coletas de fósseis em campo; 2) coleção dos fósseis coletados; e 3) elaboração do jogo educativo. Foram coletadas 28 amostras de fósseis de invertebrados marinhos da fauna Malvinocáfrica, presentes nas rochas sedimentares da Formação Ponta Grossa, sendo fósseis de equinodermos, braquiópodes e conulárias. Através desses materiais didáticos, será possível aprender sobre fósseis e paleontologia, além de temas como evolução e origem da vida.
Resumo em lingua estrangeira: The study of Paleontology is recommended for Brazilian basic education, however, the themes listed in the textbooks are covered in a superficial way. Students' empirical knowledge about fossils is defined by distorted views that are transmitted by the media. The use of fossils from regions close to each school or community becomes an efficient strategy for studying paleontology. The objective of this work was to elaborate didactic materials in the form of a “Paleontological Collection” and the didactic game “Trilha dos Fóssis", with fossils collected in Barra do Garças to subsidize teachers in the teaching of Paleontology to elementary and high school students. it has a qualitative and quantitative character and occurred in three stages: 1) collection of fossils in the field; 2) collection of the collected fossils; and 3) elaboration of the educational game. 28 samples of fossils of marine invertebrates of the Malvinocáfrica fauna were collected, present in the sedimentary rocks of the Ponta Formation Thick, being echinoderm, brachiopod and conulary fossils, through these teaching materials, it will be possible to learn about fossils and paleontology, as well as topics such as evolution and the origin of life.
Palavra-chave: Fóssil
invertebrados marinhos
jogo didático
livros didáticos
rochas sedimentares
Palavra-chave em lingua estrangeira: Fossil
marine invertebrates
didactic game
Didatic books
sedimentary rocks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Ciências Biológicas - CUA
Referência: SILVA, Francisco César da. Coleta paleontológica para pesquisa e elaboração de jogo lúdico: alternativa metodológica para o ensino da paleontologia nas escolas. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2013
Data defesa documento: 6-May-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Francisco César da Silva_2021.pdf2.61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.