Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Raiane Moreira da-
dc.date.accessioned2021-12-16T21:29:57Z-
dc.date.available2021-10-24-
dc.date.available2021-12-16T21:29:57Z-
dc.date.issued2021-10-22-
dc.identifier.citationSILVA, Raiane Moreira da. Competências Colaborativas desenvolvidas durante as visitas domiciliares. 2021. 27 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2018-
dc.description.abstractIntroduction: The Unified Health System supports the broad concept of health. To remain in the uniprofessional practice is to go against the doctrinal and organizational principles of the Brazilian universal health system. Interprofessional Education is necessary for the development of collaborative work and to change the care logic of the health model. Objective: This course completion work, aims to present the manuscript Collaborative skills developed during home visits, published as a chapter of the book, The Health Sciences Challenging the Status Quo: Building Skills to Overcome Barriers, published by Athena Publisher. Methodology: This is an experience report submitted, at the invitation of the editor, accepted on May 17, 2021. Result. It was possible to observe that the problem-based interactionist methodology, through home visits, provided the development of interprofessional communication, collaborative leadership, and role clarity. Weaknesses and challenges to be overcome were enunciated. Final considerations: The teaching-service-community interaction from an interprofessional perspective favored the development of collaborative practices, creating more favorable spaces for dialogue and the establishment of consensus that result in comprehensive care and greater patient safety, in greater correspondence to the expanded conception of the Unified Health System.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2021-12-16T20:46:45Z No. of bitstreams: 1 TCC_Raiane Moreira da Silva_2021.pdf: 517502 bytes, checksum: cce7cd06e72289806241999c9649241c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by FERNANDO Iuasse (matosiuasse72@gmail.com) on 2021-12-16T21:25:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Raiane Moreira da Silva_2021.pdf: 517502 bytes, checksum: cce7cd06e72289806241999c9649241c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by FERNANDO Iuasse (matosiuasse72@gmail.com) on 2021-12-16T21:26:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Raiane Moreira da Silva_2021.pdf: 517502 bytes, checksum: cce7cd06e72289806241999c9649241c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-16T21:29:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Raiane Moreira da Silva_2021.pdf: 517502 bytes, checksum: cce7cd06e72289806241999c9649241c (MD5) Previous issue date: 2021-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.relationhttps://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/53876pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCompetências Colaborativas desenvolvidas durante as visitas domiciliarespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Queli Lisiane Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9976951086036940pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Queli Lisiane Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9976951086036940pt_BR
dc.contributor.referee2Chaves, Karina da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961940138335959pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Adriano Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1018148221929956pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O Sistema Único de Saúde subsidia a concepção ampla de saúde. Permanecer na prática uniprofissional é ir em desacordo aos princípios doutrinários e organizacionais do sistema universal de saúde brasileiros. A Educação Interprofissional faz-se necessária para o desenvolvimento do trabalho colaborativo e para mudar a lógica assistencial do modelo de saúde. Objetivo: Este trabalho de conclusão de curso, objetiva apresentar o manuscrito Competências colaborativas desenvolvidas durante as visitas domiciliares, publicado como capítulo do livro, As Ciências da Saúde Desafiando o Status Quo: Construir Habilidades para Vencer Barreiras, publicado pela Atena Editora. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência submetido, a convite, da Atena editora, aceito em 17 maio de 2021. Resultado. Foi possível observar que a metodologia interacionista baseada em problemas, através das visitas domiciliares, proporcionou o desenvolvimento da comunicação interprofissional, liderança colaborativa e clareza de papeis, fragilidades e desafios a serem transpostos foram enunciados. Considerações finais: A interação ensino-serviço-comunidade na ótica interprofissional favoreceu o desenvolvimento de práticas colaborativas, criando espaços mais favoráveis ao diálogo e ao estabelecimento de consensos que resultam em cuidado integral e em maior segurança do paciente, em maior correspondência à concepção ampliada de saúde do Sistema Único de Saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEnfermagem - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.subject.keywordRelações interprofissionaispt_BR
dc.subject.keywordRecursos humanospt_BR
dc.subject.keywordAtenção Primária à saúdept_BR
dc.subject.keyword2Interprofessional relationshipspt_BR
dc.subject.keyword2Human Resourcespt_BR
dc.subject.keyword2Primary health carept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Raiane Moreira da Silva_2021.pdf505.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.