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Tipo documento: Artigo
Título: Competências Colaborativas desenvolvidas durante as visitas domiciliares
Autor(es): Silva, Raiane Moreira da
Orientador(a): Pereira, Queli Lisiane Castro
Membro da Banca: Pereira, Queli Lisiane Castro
Membro da Banca: Chaves, Karina da Silva
Membro da Banca: Borges, Adriano Ferreira
Resumo : Introdução: O Sistema Único de Saúde subsidia a concepção ampla de saúde. Permanecer na prática uniprofissional é ir em desacordo aos princípios doutrinários e organizacionais do sistema universal de saúde brasileiros. A Educação Interprofissional faz-se necessária para o desenvolvimento do trabalho colaborativo e para mudar a lógica assistencial do modelo de saúde. Objetivo: Este trabalho de conclusão de curso, objetiva apresentar o manuscrito Competências colaborativas desenvolvidas durante as visitas domiciliares, publicado como capítulo do livro, As Ciências da Saúde Desafiando o Status Quo: Construir Habilidades para Vencer Barreiras, publicado pela Atena Editora. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência submetido, a convite, da Atena editora, aceito em 17 maio de 2021. Resultado. Foi possível observar que a metodologia interacionista baseada em problemas, através das visitas domiciliares, proporcionou o desenvolvimento da comunicação interprofissional, liderança colaborativa e clareza de papeis, fragilidades e desafios a serem transpostos foram enunciados. Considerações finais: A interação ensino-serviço-comunidade na ótica interprofissional favoreceu o desenvolvimento de práticas colaborativas, criando espaços mais favoráveis ao diálogo e ao estabelecimento de consensos que resultam em cuidado integral e em maior segurança do paciente, em maior correspondência à concepção ampliada de saúde do Sistema Único de Saúde.
Resumo em lingua estrangeira: Introduction: The Unified Health System supports the broad concept of health. To remain in the uniprofessional practice is to go against the doctrinal and organizational principles of the Brazilian universal health system. Interprofessional Education is necessary for the development of collaborative work and to change the care logic of the health model. Objective: This course completion work, aims to present the manuscript Collaborative skills developed during home visits, published as a chapter of the book, The Health Sciences Challenging the Status Quo: Building Skills to Overcome Barriers, published by Athena Publisher. Methodology: This is an experience report submitted, at the invitation of the editor, accepted on May 17, 2021. Result. It was possible to observe that the problem-based interactionist methodology, through home visits, provided the development of interprofessional communication, collaborative leadership, and role clarity. Weaknesses and challenges to be overcome were enunciated. Final considerations: The teaching-service-community interaction from an interprofessional perspective favored the development of collaborative practices, creating more favorable spaces for dialogue and the establishment of consensus that result in comprehensive care and greater patient safety, in greater correspondence to the expanded conception of the Unified Health System.
Palavra-chave: Relações interprofissionais
Recursos humanos
Atenção Primária à saúde
Palavra-chave em lingua estrangeira: Interprofessional relationships
Human Resources
Primary health care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Enfermagem - CUA
Referência: SILVA, Raiane Moreira da. Competências Colaborativas desenvolvidas durante as visitas domiciliares. 2021. 27 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2018
Data defesa documento: 22-Out-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Araguaia

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