Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Lara Rezende-
dc.date.accessioned2021-12-22T17:32:15Z-
dc.date.available2021-10-01-
dc.date.available2021-12-22T17:32:15Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationMARTINS, Lara Rezende. Desenvolvimento de uma ferramenta didática para ensino e prevenção sobre os principais antídotos usados nas intoxicações. 2021. 43 f. TCC (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Barra do Garças, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2041-
dc.description.abstractGames have been more and more used in the teaching process in all levels of education, even in higher education. Using games in classrooms is part of an strategy to make the teaching moment more atractive to students. Therefore the objective of this study was to develope a tool to teach the prevention related to the antidotes used for treating the main poisonings. A board games was developed in wich the players by rolling the dice and answering and asking questions will go through the path until they get the antidote, finishing the game. The game targets young adults that are at least 17 years old taking courses in the health field. The board can be used inside and outside the university. The game “Em busca do Antídoto” (Searching for the Antidote) has a path with 70 steps in red, yellow and blue, distributed until the finish line when the players find the antidote. There are two sets of card one of them has the questions and the other has the answers. This tool is practical and clear, estructured in a simple way so that the players are free to share information that can contribute to learning about poisonings and antidotes. Furthermore, the games is in itself an alternative fun and informative way of teaching to be added in classes and courses related to toxicology.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sirney Costa (sirneycosta1975@gmail.com) on 2021-12-21T13:00:00Z No. of bitstreams: 1 Lara Rezende Martins_TCC.pdf: 1898796 bytes, checksum: 81380b5e665e0f3be393f6baa52c2a2a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by FERNANDO Iuasse (matosiuasse72@gmail.com) on 2021-12-22T17:32:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Lara Rezende Martins_TCC.pdf: 1898796 bytes, checksum: 81380b5e665e0f3be393f6baa52c2a2a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-22T17:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lara Rezende Martins_TCC.pdf: 1898796 bytes, checksum: 81380b5e665e0f3be393f6baa52c2a2a (MD5) Previous issue date: 2021-08-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma ferramenta didática para ensino e prevenção sobre os principais antídotos usados nas intoxicaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Suchara, Eliane Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4504937180147524pt_BR
dc.contributor.referee1Suchara, Eliane Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4504937180147524pt_BR
dc.contributor.referee2Brune, Maximilian Wilhelm-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0281243147156534pt_BR
dc.contributor.referee3Cruz, Larissa Lopes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7785234526526284pt_BR
dc.description.resumoOs jogos didáticos tem sido cada vez mais utilizados de forma lúdica ao processo de ensinoaprendizagem em todos os níveis de ensino, inclusive no ensino superior. O uso de jogos na sala de aula compõe em uma estratégia para tornar o ensino mais atraente aos discentes. Portanto, o objetivo desse estudo foi desenvolver uma ferramenta didática para ensino e prevenção relacionada aos antídotos usados no tratamento das principais intoxicações. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro didático, onde através de lançamento de dados e perguntas e respostas, cada equipe irá percorrer um caminho até a chegada ao antídoto, que constitui o final do jogo. O público alvo é a faixa etária acima de 17 anos, de cursos da área da saúde. O tabuleiro poderá ser utilizado em ambiente dentro ou fora da universidade. O jogo desenvolvido “Em busca do antídoto”, contém um caminho composto por 70 casas coloridas nas cores vermelho, amarelo e azul, que são distribuídas até a chegada ao antídoto. Foram criados dois tipos de cartas, sendo as cartas com as questões e as cartas com respostas. A ferramenta criada é clara e prática, estruturada de maneira simples, para proporcionar a independência dos jogadores, no processo de transmitir informações que contribuam para o aprendizado sobre intoxicações e antídotos. Dessa forma, o jogo desenvolvido constitui uma forma de ensino alternativa, descontraída e informativa para ser agregada em aulas e cursos relacionados a área de conhecimento de toxicologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programBiomedicina - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::BIOMEDICINApt_BR
dc.subject.keywordaprendizagempt_BR
dc.subject.keywordjogos educativospt_BR
dc.subject.keywordgamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordintoxicaçõespt_BR
dc.subject.keywordtoxicologiapt_BR
dc.subject.keywordensino superiorpt_BR
dc.subject.keyword2teaching processpt_BR
dc.subject.keyword2board gamespt_BR
dc.subject.keyword2gamificationpt_BR
dc.subject.keyword2poisoningpt_BR
dc.subject.keyword2toxicologypt_BR
dc.subject.keyword2higher educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Biomedicina - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lara Rezende Martins_TCC.pdf1.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.