Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/206
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação financeira : revisão de trabalhos acadêmicos |
Autor(es): | Isoton, Joseane Santana Silva |
Orientador(a): | Nakao, Aldo Nobuyuki |
Membro da Banca: | Nakao, Aldo Nobuyuki |
Membro da Banca: | Silva, Adão Ferreira da |
Membro da Banca: | Silva, Monica Campos da |
Resumo : | A presente pesquisa tem como problema principal investigar o andamento das discussões a respeito da educação financeira no Brasil. O objetivo principal é analisar as produções científicas a respeito desse tema, disponibilizadas no portal da CAPES, no período de 2007 a 2016, analisando também em quais áreas do conhecimento está sendo mais abordada. A pesquisa foi desenvolvida utilizando a metodologia exploratória bibliográfica, analisando unicamente de artigos científicos publicados em língua portuguesa, cuja análise de dados textuais textual utilizou-se da aplicação do software IRAMUTEQ como instrumento, para transformar dados qualitativos em dados quantitativos. Percebe que os artigos mostram que Educação financeira está diretamente ligada a tomada de decisão, e esta com os benefícios que podem trazer para o cidadão e a sociedade, dependendo do enfoque a analisar, direta ou indiretamente, porem associadas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present research has as main problem to investigate the progress of the discussions regarding financial education in Brazil. The main objective is to analyze the scientific productions about this theme, made available in the CAPES portal, from 2007 to 2016, also analyzing in which areas of knowledge is being most approached. The research was developed using the exploratory bibliographic methodology, analyzing only scientific articles published in Portuguese language, whose analysis of textual textual data used the application of IRAMUTEQ software as an instrument to transform qualitative data into quantitative data. He finds that the articles show that financial education is directly linked to decision making, and this with the benefits that can bring to the citizen and society, depending on the focus to analyze, directly or indirectly, but associated. |
Palavra-chave: | Análise textual Educação financeira Planejamento financeiro. |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Textual analysis Financial education Financial planning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) |
Programa: | Ciências Contábeis - CUC |
Referência: | ISOTON, Joseane Santana Silva. Educação financeira: revisão de trabalhos acadêmicos. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/206 |
Data defesa documento: | 7-Mar-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Contábeis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2017_Joseane Santana Silva Isoton.pdf | 771.16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.