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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2171
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Satisfação de acadêmicos de enfermagem sobre o uso da simulação clínica |
Autor(es): | Santos, Thábita Ananda Nunes |
Orientador(a): | Araújo, Neide Tarsila da Costa |
Membro da Banca: | Araújo, Neide Tarsila da Costa |
Membro da Banca: | Andrade, Luciene Mantovani Silva |
Membro da Banca: | Oliveira, Pâmela Juara Mendes de |
Resumo : | Introdução: A simulação clínica trata-se de um método ativo que incorpora a realidade, facilitando a participação de forma ativa do aluno, sendo protagonista do seu conhecimento. Em relação ao âmbito da simulação clínica, em especial no curso de Enfermagem, é de extrema importância analisar a relação de satisfação dos acadêmicos quanto ao uso da simulação clínica como forma de aprendizado na educação em enfermagem. Desta forma, é necessário buscar qual o nível de satisfação e percepção do acadêmico ao utilizar a simulação na academia. Objetivo: Este estudo teve como objetivo geral avaliar o grau de satisfação do uso da simulação clínica como ferramenta de aprendizado, em discentes de enfermagem da UFMT/Sinop, além de pesquisar o perfil Sócio-Acadêmico. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e do tipo transversal, realizada com 13 acadêmicos do curso de Enfermagem da UFMT – campus de Sinop. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados os questionários Simulation Design Scale e questionário Sócio-Acadêmico, por se tratar de instrumentos válidos, fidedignos de avaliação do grau de satisfação dos acadêmicos quanto ao uso da simulação clínica. Para a análise dos dados quantitativos realizou-se por processamento na plataforma Google Forms e os dados qualitativos foram descritos por meio da categorização em duas divisões. Todos os preceitos da Resolução 466/12 foram respeitados e a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética se deu sob o parecer nº 4.216.249. Resultados e Discussão: Os resultados obtidos evidenciaram que, de modo geral, as pesquisadas gostaram de participar das simulações e se sentiram satisfeitas com o uso da simulação clínica, ao ponto de sugerirem que as simulações poderiam começar em semestres anteriores, nas disciplinas específicas do curso e que fosse antes das práticas de estágio. Conclusão: Embora com um número reduzido de participantes, com o estudo foi possível mensural o grau de satisfação do uso da simulação clínica à discentes de enfermagem e foi possível inferir que a simulação é uma estratégia de ensino muito pertinente na formação acadêmica. |
Resumo em lingua estrangeira: | Introduction: Clinical simulation is an active method that incorporates reality, facilitating the active participation of the student, being the protagonist of their knowledge. Regarding the scope of clinical simulation, especially in the Nursing course, it is extremely important to analyze the relationship of student satisfaction with the use of clinical simulation as a form of learning in nursing education. Thus, it is necessary to look for the level of satisfaction and perception of the academic when using the simulation in the academy. Objective: This study aimed to assess the degree of satisfaction with the use of clinical simulation as a learning tool among nursing students at UFMT/Sinop, in addition to researching the socio-academic profile. Method: This is descriptive research, with a quantitative and cross-sectional approach, carried out with 13 students from the Nursing course at UFMT – Sinop campus. The Simulation Design Scale questionnaires and the Socio-Academic questionnaire were used as data collection instruments, as they are valid and reliable instruments for evaluating the degree of satisfaction of students regarding the use of clinical simulation. For the analysis of quantitative data, processing on the Google Forms platform and qualitative data were categorized into two divisions. All the precepts of Resolution 466/12 were respected and the project was approved by the Ethics Committee under opinion nº 4.216.249. Results and Discussion: The results obtained showed that, in general, the respondents liked to participate in the simulations and felt satisfied with the use of clinical simulation, to the point of suggesting that the simulations could start in previous semesters, in the specific subjects of the course and that it was before the internship practices. Conclusion: Although with a small number of participants, the study made it possible to measure the degree of satisfaction with the use of clinical simulation among nursing students and it was possible to infer that simulation is a very relevant teaching strategy in academic training. |
Palavra-chave: | Simulação Enfermagem Educação em enfermagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Simulation Nursing Nursing education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop |
Programa: | Enfermagem - CUS |
Referência: | SANTOS, Thábita Ananda Nunes. Perfil epidemiológico e estado nutricional de idosos comunitários portadores de Diabetes Mellitus tipo 2. 2020. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2171 |
Data defesa documento: | 22-Sep-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Enfermagem - Sinop |
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