Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2246
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da qualidade dos serviços de transporte público intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande a partir da perspectiva do usuário
Autor(es): Rodrigues, Gabriele Cristina Carvalho
Orientador(a): Chegury, Juliana Queiroz Borges de Magalhães
Membro da Banca: Chegury, Juliana Queiroz Borges de Magalhães
Membro da Banca: Brondani, Chaveli
Membro da Banca: Souza, Alessandro de Santana Moreira de
Resumo : Oferecer à população transporte público de qualidade é investir no bom funcionamento das cidades, fazendo com que o cidadão opte por deixar seu veículo em casa para usar os ônibus, diminuindo assim o número de congestionamentos, acidentes, entre outros diversos outros prejuízos que o alto número de veículos nas ruas causa. O objetivo desse trabalho é avaliar a qualidade do transporte público intermunicipal oferecido entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Deste modo, foram realizadas pesquisas com os usuários, por meio eletrônico, com base nos 12 indicadores de qualidade apresentados por Ferraz e Torres (2004), na obra “Transporte Público Urbano”. Com isso, foi possível constatar que, em geral, os usuários encontram-se insatisfeitos com a qualidade dos serviços prestados à população hoje, o que é um grande problema, já que a insatisfação com o transporte público, faz com que aumente o número de veículos particulares nas ruas.
Resumo em lingua estrangeira: Offering the population quality public transportation is to invest in the proper functioning of the cities, making the citizen choose to leave their vehicle at home to use the buses, thus reducing the number of traffic jams, accidents, among several other damages caused by the high number of vehicles on the streets. The objective of this work is to evaluate the quality of the inter-municipal public transportation offered between the cities of Cuiabá and Várzea Grande. For this purpose, surveys were conducted with users, electronically, based on the 12 quality indicators presented by Ferraz and Torres (2004), in the work "Urban Public Transport". With this, it was possible to verify that, in general, the users are dissatisfied with the quality of the services provided to the population today, which is a big problem, since the dissatisfaction with public transportation makes the number of private vehicles on the streets increase.
Palavra-chave: Transporte público
Prestação de serviços
Mobilidade urbana
Palavra-chave em lingua estrangeira: Public transportation
Services provision
Urban mobility
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Programa: Engenharia de Transportes - CUVG
Referência: RODRIGUES, Gabriele Cristina Carvalho. Avaliação da qualidade dos serviços de transporte público intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande a partir da perspectiva do usuário. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Engenharia, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2246
Data defesa documento: 10-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Gabriele Cristina Carvalho Rodrigues.pdf4.08 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.