Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2253
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Origami : um recurso paradidático para o ensino de triângulos para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Tatsch, Kellyn Anair
Orientador(a): Sheng, Lee Yun
Membro da Banca: Sheng, Lee Yun
Membro da Banca: Azevedo, Elizabeth Quirino de
Membro da Banca: Carnevarollo Júnior, Rubens Pazim
Resumo : A geometria é um dos conhecimentos mais antigo do homem, originado da necessidade de elaborar técnicas e métodos para enquadrar a existência em torno dela, e desempenha um papel vital no progresso científico e cultural. Os desafios no ensino e aprendizagem da geometria, torna motriz a este trabalho. Portanto, utilizar o origami, a arte de dobrar papel, pode efetivamente ensinar geometria por ser uma ferramenta de fácil manipulação, e a partir disso este trabalho visa desenvolver uma nova forma de ver e aprender geometria, no Sétimo ano do Ensino Fundamental, e neste caso particular o estudo dos triângulos. O origami como recurso paradidático, é um importante aliado no ensino e aprendizagem, pois inspira visões espaciais e geométricas de objetos, proporciona um ambiente para refletir sobre as abordagens atuais no ensino de geometria, promove melhor aprendizagem dos alunos e torna o ensino mais agradável e significativo. Além do mais, o recurso requer apenas materiais simples e acessíveis, praticamente qualquer pedaço de papel pode ser utilizado, por isso liberta os alunos do uso de réguas e compassos e ainda é uma abordagem envolvente, divertida e criativa. Este trabalho tem como objetivo apresentar um meio paradidático de ensinar geometria através do origami, além disso, esta será comparada quando se usa o software GeoGebra para o ensino e aprendizagem do mesmo conteúdo. Usando o origami os alunos têm a possibilidade de desenvolverem o interesse e o desenvolvimento em conceitos geométricos de forma prática, e serem agentes responsáveis pela construção de seu conhecimento por meio das dobraduras, desenho, visualização, comparação, desenvolvimento da imaginação e criatividade e das habilidades exigidas pela BNCC.
Resumo em lingua estrangeira: techniques and methods to frame existence around it, and it plays a vital role in scientific and cultural progress. The challenges in the teaching and learning of geometry make this work the driving force. Therefore, using origami, the art of folding paper, can effectively teach geometry because it is an easy-to-handle tool, and from that, this work aims to develop a new way of seeing and learning geometry, in the seventh year of elementary school, and in this particular case the study of triangles. Origami as a paradidactic resource, is an important ally in teaching and learning, as it inspires spatial and geometric views of objects, provides an environment to reflect on current approaches in geometry teaching, promotes better student learning and makes teaching more pleasant and significant. What's more, the resource only requires simple and accessible materials, virtually any piece of paper can be used, so it frees students from using rulers and compasses and is still an engaging, fun and creative approach. This work aims to present a paradidactic way of teaching geometry through origami, in addition, this will be compared when using GeoGebra software for teaching and learning the same content. Using origami, students have the possibility to develop interest and development in geometric concepts in a practical way, and be responsible agents for building their knowledge through folding, drawing, visualization, comparison, development of imagination and creativity and skills. required by the BNCC.
Palavra-chave: Origami
GeoGebra
Geometria
Triângulos
Ensino de Matemática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Origami
GeoGebra
Geometry
Triangles
Mathematics Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Matemática - CUS
Referência: TATSCH, Kellyn Anair. Origami : um recurso paradidático para o ensino de triângulos para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. 2021. 111f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2253
Data defesa documento: 16-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Kellyn Anair Tatsch.pdf.pdf6.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.