Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2274
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Revisão Bibliográfica - Importância da atenção farmacêutica no controle da hipertensão arterial sistêmica
Autor(es): Bitello, Aline Vieira Cardoso
Orientador(a): Zampieron, Rafaela Grassi
Membro da Banca: Zampieron, Rafaela Grassi
Membro da Banca: Rissato, Maria de Almeida Rocha
Membro da Banca: Leitzke, Regiane de Castro Zarelli
Resumo : INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial sistêmica tem sido considerada como um dos principais fatores de risco presente no país, uma das principais doenças do século XXI, como causa principal de óbitos da população brasileira. O controle dessa doença pode ser submetido a medidas farmacológicas e não farmacológicas. Nos últimos anos, a discussão sobre a ocorrência de problemas farmacoterapêuticos e sua representatividade ganhou destaque como fator de risco que gera morbimortalidade nesse grupo. A prática da atenção farmacêutica vem sendo relatada como a atividade mais recente que propicia um alcance de resultados satisfatórios na saúde, melhorando a qualidade de vida do paciente, permitindo a interação do farmacêutico com o paciente e atendendo suas necessidades relacionadas aos medicamentos. OBJETIVO: Identificar, coletar e registrar a importância da participação do profissional Farmacêutico junto com atenção farmacêutica em pacientes com hipertensão arterial sistêmica. METODOLOGIA: O trabalho empregou conceitos de um estudo exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica, com materiais coletados de sites de referência e artigos científicos de 2002 a 2016. DISCUSSÃO: Os profissionais de saúde têm sido fundamentais nas táticas de controle da hipertensão, tanto no esclarecimento do diagnóstico clínico e da conduta terapêutica, como no empenho promovido para informar e educar o paciente e fazê-lo seguir o tratamento. A atenção farmacêutica, área especifica do profissional farmacêutico, consegue promover a redução da pressão em pacientes hipertensos não controlados, sendo fundamentais neste momento de propiciar ao paciente maior eficácia na aplicação de medidas terapêuticas, diminuindo os desfechos mais graves dessa doença. CONCLUSÃO: A atenção farmacêutica em conjunto ao seguimento farmacoterapêutico e a educação em saúde vem como a melhor estratégia para incentivar a adesão ao tratamento da HAS. A participação de profissionais farmacêuticos é imprescindível, sendo o único capacitado pela área da Atenção Farmacêutica e consegue estar mais próximo do paciente, sendo capaz de promover melhor qualidade de vida para este grupo populacional, em conjunto dos profissionais de saúde inseridos em uma equipe.
Palavra-chave: Atenção Farmacêutica
Hipertensão Arterial Sistêmica
Seguimento Farmacoterapêutico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Farmácia - CUS
Referência: BITELLO, Aline Vieira Cardoso. Revisão Bibliográfica - Importância da atenção farmacêutica no controle da hipertensão arterial sistêmica. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2274
Data defesa documento: 21-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2015- ALINE VIEIRA CARDOSO BITELLO.pdf736.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.