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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica
Autor(es): Santos, Rafael da Silva
Orientador(a): Barbosa, Edson Pereira
Membro da Banca: Barbosa, Edson Pereira
Membro da Banca: Mafra, Heber Ferreira
Membro da Banca: Branco, Tiago dos Santos
Resumo : A partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, tem aumentado ações para inserção da Educação Financeira no currículo das instituições de educação básica do Brasil. Este trabalho tem como objetivo conhecer e apresentar, a partir da “Ética a Nicômaco” de Aristóteles, uma leitura da proposta de Educação Financeira presentes nas diretrizes educacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Documento de Referência Curricular para Mato Grosso – Etapa Ensino Médio (DRC/MT-EM) e no livro “Você Aqui e Agora!”, material da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), do Governo Federal. Na leitura relacionamos entre as virtudes do homem liberal de Aristóteles com os diferentes perfis do alunados de cultura não ocidentalizada descritos na DRC/MT-EM, do livro “Você Aqui e Agora!” e as habilidades da BNCC. Diferenciamos Educação Financeira de Matemática Financeira, apresentamos exemplos de atividades que com potencial de desnaturalizar relações financeiras como: compra a prazo, juros, aplicações, financeiras etc. Observamos e questionamos o potencial e adequação do material proposto pelo ENEF a pluralidade de jovens do Estado de Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: This work aims to know and present, based on Aristotle's "Nicomachean Ethics", a reading of the Financial Education proposal present in the educational guidelines, National Common Curricular Base (BNCC), Curricular Reference Document for Mato Grosso - Teaching Stage (DRC/MT-EM) and in the book “Você Aqui e Agora!”, material from the Federal Government's National Strategy for Financial Education (ENEF). In the reading, we relate the virtues of Aristotle's liberal man to the different profiles of students from non-westernized culture described in the DRC/MT-EM, from the book "Você Aqui e Agora!" and the skills of the BNCC. We differentiate Financial Education from Financial Mathematics, we present examples of activities that have the potential to denaturalize financial relationships such as: term purchase, interest, investments, financial etc. We observed and questioned the potential and suitability of the material proposed by ENEF for the plurality of young people in the State of Mato Grosso.
Palavra-chave: Educação Financeira
DRC/MT-EM
BNCC
Habilidades
Palavra-chave em lingua estrangeira: Financial Education
DRC/MT-MS
BNCC
Skills
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Matemática - CUS
Referência: SANTOS, Rafael da Silva. Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MT EM, sob a ótica da ética aristotélica. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2279
Data defesa documento: 18-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

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