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dc.creatorAssis, Kaio Castilho de-
dc.date.accessioned2022-05-18T19:53:43Z-
dc.date.available2022-03-13-
dc.date.available2022-05-18T19:53:43Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationASSIS, Kaio Castilho de. Estabilização granulométrica e mecânica de um solo da região norte de Mato Grosso. 2022. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2296-
dc.description.abstractThe characteristics of a region's infrastructure directly influence the development and quality of life. Transport is an extremely important infrastructure service, once it allows the traffic of consumer goods from the producing areas to consumers. In Brazil, road transport is the most used, therefore the quality of roadways impacts directly on the price of products and on the satisfaction of its users. Since the construction of a highway can become expensive, the study of materials and improvement techniques for a better use of local materials or even for reduction of cost, become interesting. This work aimed to evaluate the carrying capacity of Sinop-MT, granulometrically and mechanically stabilized. For granulometric stabilization, was evaluated the incorporation of quarry tailings (stone dust) into the soil at the levels of 5%, 15% and 30%. To evaluate the mechanical stabilization, the soil and the mixtures were compacted at normal, intermediate and modified energies. Soil, tailing and mixture characterization tests were carried out, in addition to obtaining the compression parameters and their appropriate California Bearing Ratio (CBR). The results presented demonstrated the impossibility of using tailings for granulometric stabilization of the studied soil, since the incorporation of this material reduced the soil CBR up to 61.4% when compared to the natural soil in the modified energy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-03-24T19:20:10Z No. of bitstreams: 1 TCC_Kaio Castilho de Assis_2022.pdf: 5480175 bytes, checksum: 17b5ecad70e6cf247c4f350ce1fee8f1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-05-18T19:53:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Kaio Castilho de Assis_2022.pdf: 5480175 bytes, checksum: 17b5ecad70e6cf247c4f350ce1fee8f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-18T19:53:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Kaio Castilho de Assis_2022.pdf: 5480175 bytes, checksum: 17b5ecad70e6cf247c4f350ce1fee8f1 (MD5) Previous issue date: 2022-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstabilização granulométrica e mecânica de um solo da região norte de Mato Grossopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Raul Tadeu Lobato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2533926225219591pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira , Raul Tadeu Lobato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2533926225219591pt_BR
dc.contributor.referee2Berté, Susana Dalila Dolejal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3591741479954972pt_BR
dc.contributor.referee3Santos , Wallas Alves Pires dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0418974485306887pt_BR
dc.description.resumoAs características da infraestrutura de uma região influenciam diretamente no desenvolvimento e qualidade de vida. O transporte é um serviço de infraestrutura de extrema importância, uma vez que permite o trânsito de bens de consumo das áreas produtoras para os consumidores. No Brasil, o transporte rodoviário é o mais utilizado, logo a qualidade das rodovias impacta diretamente no preço dos produtos e na satisfação de seus usuários. Uma vez que a construção de uma rodovia pode se tornar onerosa, o estudo de materiais e técnicas de melhoramento para otimizar o aproveitamento dos materiais locais ou até mesmo para redução de custos, se torna interessante. Este trabalho teve por objetivo avaliar a capacidade de suporte de um solo de Sinop-MT estabilizado granulometricamente e mecanicamente. Para estabilização granulométrica foi avaliada a incorporação de rejeito de pedreira (pó de pedra) ao solo nos teores de 5%, 15% e 30%. Para avaliação da estabilização mecânica, o solo e as misturas foram compactados nas energias normal, intermediária e modificada. Foram realizados os ensaios de caracterização do solo, do rejeito e das misturas, além da obtenção dos parâmetros de compactação e seus devidos Índices de Suporte Califórnia (ISC). Os resultados apresentados demonstraram a inviabilidade do uso do rejeito para estabilização granulométrica do solo estudado, uma vez que a incorporação desse material diminuiu o ISC do solo em até 61,4% quando comparado ao solo natural na energia modificada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.keywordCapacidade de suportept_BR
dc.subject.keywordPó de pedrapt_BR
dc.subject.keywordÍndice de Suporte Califórniapt_BR
dc.subject.keyword2Carrying capacitypt_BR
dc.subject.keyword2Stone dustpt_BR
dc.subject.keyword2California Bearing Ratiopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

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