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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estabilização granulométrica e mecânica de um solo da região norte de Mato Grosso
Autor(es): Assis, Kaio Castilho de
Orientador(a): Ferreira, Raul Tadeu Lobato
Membro da Banca: Ferreira , Raul Tadeu Lobato
Membro da Banca: Berté, Susana Dalila Dolejal
Membro da Banca: Santos , Wallas Alves Pires dos
Resumo : As características da infraestrutura de uma região influenciam diretamente no desenvolvimento e qualidade de vida. O transporte é um serviço de infraestrutura de extrema importância, uma vez que permite o trânsito de bens de consumo das áreas produtoras para os consumidores. No Brasil, o transporte rodoviário é o mais utilizado, logo a qualidade das rodovias impacta diretamente no preço dos produtos e na satisfação de seus usuários. Uma vez que a construção de uma rodovia pode se tornar onerosa, o estudo de materiais e técnicas de melhoramento para otimizar o aproveitamento dos materiais locais ou até mesmo para redução de custos, se torna interessante. Este trabalho teve por objetivo avaliar a capacidade de suporte de um solo de Sinop-MT estabilizado granulometricamente e mecanicamente. Para estabilização granulométrica foi avaliada a incorporação de rejeito de pedreira (pó de pedra) ao solo nos teores de 5%, 15% e 30%. Para avaliação da estabilização mecânica, o solo e as misturas foram compactados nas energias normal, intermediária e modificada. Foram realizados os ensaios de caracterização do solo, do rejeito e das misturas, além da obtenção dos parâmetros de compactação e seus devidos Índices de Suporte Califórnia (ISC). Os resultados apresentados demonstraram a inviabilidade do uso do rejeito para estabilização granulométrica do solo estudado, uma vez que a incorporação desse material diminuiu o ISC do solo em até 61,4% quando comparado ao solo natural na energia modificada.
Resumo em lingua estrangeira: The characteristics of a region's infrastructure directly influence the development and quality of life. Transport is an extremely important infrastructure service, once it allows the traffic of consumer goods from the producing areas to consumers. In Brazil, road transport is the most used, therefore the quality of roadways impacts directly on the price of products and on the satisfaction of its users. Since the construction of a highway can become expensive, the study of materials and improvement techniques for a better use of local materials or even for reduction of cost, become interesting. This work aimed to evaluate the carrying capacity of Sinop-MT, granulometrically and mechanically stabilized. For granulometric stabilization, was evaluated the incorporation of quarry tailings (stone dust) into the soil at the levels of 5%, 15% and 30%. To evaluate the mechanical stabilization, the soil and the mixtures were compacted at normal, intermediate and modified energies. Soil, tailing and mixture characterization tests were carried out, in addition to obtaining the compression parameters and their appropriate California Bearing Ratio (CBR). The results presented demonstrated the impossibility of using tailings for granulometric stabilization of the studied soil, since the incorporation of this material reduced the soil CBR up to 61.4% when compared to the natural soil in the modified energy.
Palavra-chave: Capacidade de suporte
Pó de pedra
Índice de Suporte Califórnia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Carrying capacity
Stone dust
California Bearing Ratio
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Curso: Engenharia Civil - CUA
Referência: ASSIS, Kaio Castilho de. Estabilização granulométrica e mecânica de um solo da região norte de Mato Grosso. 2022. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2296
Data defesa documento: 25-Fev-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

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