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dc.creatorRibeiro, Diego Vinicius Lima-
dc.date.accessioned2022-05-27T21:58:57Z-
dc.date.available2022-03-10-
dc.date.available2022-05-27T21:58:57Z-
dc.date.issued2022-03-09-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Diego Vinicius Lima. Avaliação de parâmetros de saúde de professores do ensino básico durante a pandemia Covid-19. 2022. 44 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2311-
dc.description.abstractThis article aims to evaluate body composition, physical activity level, screen time and minor mental disorders in elementary school teachers during the Covid-19 pandemic. Cross-sectional research and the quantitative method were adopted, with 101 teachers from the basic education network, aged between 19 and 65 years. Data collection took place between the months of July and December 2021 through an electronic questionnaire, prepared by the author. The collected data were stored in an excel 2016 spreadsheet, and their results were analyzed in the Instat3 program, using descriptive statistics (mean, standard deviation, and percentage of responses) and comparative tests (chi-square and unpaired T test), with significance accepted when p<0.05. It was concluded that there was a 20% reduction in the practice of systematic physical activities; worsens in diseases such as diabetes (34%), depression (50%), anxiety (26%) and panic syndrome (29%). As for time in front of screens, seven out of 10 teachers spent up to six hours in front of screens, but during the pandemic, less than 4 fit into this group (70.75% vs 36.96%). Individuals who reported spending more than 10 hours. Increased from 29.25% to 60.04%. It is necessary to promote public policies to encourage the practice of physical activities and the quality of life of teachers, a category greatly damaged by the pandemic, in order to minimize physical and mental damage during these years.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-05-27T18:33:20Z No. of bitstreams: 1 Trabalho_de_Conclusão_de_Curso_Diego Vinicius Lima Ribeiro.pdf: 1163041 bytes, checksum: 872a1e79c2804ca620b96e7756eb56ac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-05-27T21:58:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho_de_Conclusão_de_Curso_Diego Vinicius Lima Ribeiro.pdf: 1163041 bytes, checksum: 872a1e79c2804ca620b96e7756eb56ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-27T21:58:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho_de_Conclusão_de_Curso_Diego Vinicius Lima Ribeiro.pdf: 1163041 bytes, checksum: 872a1e79c2804ca620b96e7756eb56ac (MD5) Previous issue date: 2022-03-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação de parâmetros de saúde de professores do ensino básico durante a pandemia Covid-19pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Habitante, Carlos Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505161374000816pt_BR
dc.contributor.referee1Habitante, Carlos Alexandre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505161374000816pt_BR
dc.contributor.referee2Corona, Luiz Felipe Petusk-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6617449139655402pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Laís Cristina Barbosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0955287489110821pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo avaliar a composição corporal, nível de atividade física, tempo de tela e transtornos mentais menores em docentes do ensino básico durante a pandemia da Covid-19. Adotou-se a pesquisa transversal, e o método quantitativo, com 101 professores da rede básica de ensino, com faixa etária entre 19 e 65 anos. A coleta de dados ocorreu entres os meses de julho a dezembro de 2021 através de um questionário eletrônico, elaborado pelo autor. Os dados coletados foram armazenados em planilha do excel 2016, e seus resultados foram analisados no programa Instat3, por meio de estatística descritiva (média, desvio padrão, e percentual de respostas) e testes comparativos (qui-quadrado e teste T não pareado), com significância aceita quando p<0,05. Concluiu-se que houve redução de 20% na prática de atividades físicas sistematizadas; piora em doenças como diabetes (34%), depressão (50%), ansiedade (26%) e síndrome do pânico (29%). Quanto ao tempo em frente às telas, sete entre cada 10 docentes passavam até seis horas, mas, durante a pandemia, menos de 4 se encaixaram nesse grupo (70,75% vs 36,96%). Os indivíduos que relataram passar mais de 10 horas aumentaram de 29,25% para 60,04%. É necessário que se promovam políticas públicas para estimular a prática de atividades físicas e a qualidade de vida dos professores, categoria muito prejudicada com a pandemia, de modo a minimizar os prejuízos físicos e mentais durante esses anos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordAtividade físicapt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vidapt_BR
dc.subject.keyword2Teacherspt_BR
dc.subject.keyword2Physical activitypt_BR
dc.subject.keyword2Quality of lifept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

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