Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2311
Tipo documento: Artigo
Título: Avaliação de parâmetros de saúde de professores do ensino básico durante a pandemia Covid-19
Autor(es): Ribeiro, Diego Vinicius Lima
Orientador(a): Habitante, Carlos Alexandre
Membro da Banca: Habitante, Carlos Alexandre
Membro da Banca: Corona, Luiz Felipe Petusk
Membro da Banca: Silva, Laís Cristina Barbosa
Resumo : Este artigo tem por objetivo avaliar a composição corporal, nível de atividade física, tempo de tela e transtornos mentais menores em docentes do ensino básico durante a pandemia da Covid-19. Adotou-se a pesquisa transversal, e o método quantitativo, com 101 professores da rede básica de ensino, com faixa etária entre 19 e 65 anos. A coleta de dados ocorreu entres os meses de julho a dezembro de 2021 através de um questionário eletrônico, elaborado pelo autor. Os dados coletados foram armazenados em planilha do excel 2016, e seus resultados foram analisados no programa Instat3, por meio de estatística descritiva (média, desvio padrão, e percentual de respostas) e testes comparativos (qui-quadrado e teste T não pareado), com significância aceita quando p<0,05. Concluiu-se que houve redução de 20% na prática de atividades físicas sistematizadas; piora em doenças como diabetes (34%), depressão (50%), ansiedade (26%) e síndrome do pânico (29%). Quanto ao tempo em frente às telas, sete entre cada 10 docentes passavam até seis horas, mas, durante a pandemia, menos de 4 se encaixaram nesse grupo (70,75% vs 36,96%). Os indivíduos que relataram passar mais de 10 horas aumentaram de 29,25% para 60,04%. É necessário que se promovam políticas públicas para estimular a prática de atividades físicas e a qualidade de vida dos professores, categoria muito prejudicada com a pandemia, de modo a minimizar os prejuízos físicos e mentais durante esses anos.
Resumo em lingua estrangeira: This article aims to evaluate body composition, physical activity level, screen time and minor mental disorders in elementary school teachers during the Covid-19 pandemic. Cross-sectional research and the quantitative method were adopted, with 101 teachers from the basic education network, aged between 19 and 65 years. Data collection took place between the months of July and December 2021 through an electronic questionnaire, prepared by the author. The collected data were stored in an excel 2016 spreadsheet, and their results were analyzed in the Instat3 program, using descriptive statistics (mean, standard deviation, and percentage of responses) and comparative tests (chi-square and unpaired T test), with significance accepted when p<0.05. It was concluded that there was a 20% reduction in the practice of systematic physical activities; worsens in diseases such as diabetes (34%), depression (50%), anxiety (26%) and panic syndrome (29%). As for time in front of screens, seven out of 10 teachers spent up to six hours in front of screens, but during the pandemic, less than 4 fit into this group (70.75% vs 36.96%). Individuals who reported spending more than 10 hours. Increased from 29.25% to 60.04%. It is necessary to promote public policies to encourage the practice of physical activities and the quality of life of teachers, a category greatly damaged by the pandemic, in order to minimize physical and mental damage during these years.
Palavra-chave: Professores
Atividade física
Qualidade de vida
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teachers
Physical activity
Quality of life
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Educação Física - CUA
Referência: RIBEIRO, Diego Vinicius Lima. Avaliação de parâmetros de saúde de professores do ensino básico durante a pandemia Covid-19. 2022. 44 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2311
Data defesa documento: 9-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_de_Conclusão_de_Curso_Diego Vinicius Lima Ribeiro.pdf1.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.