Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2314
Tipo documento: Artigo
Título: Educação física escolar e diabetes mellitus no município de Barra do Garças: uma amostra de conveniência
Autor(es): Pacheco, Nicolas Maia
Orientador(a): Magalhães Neto, Anibal Monteiro de
Membro da Banca: Magalhães Neto, Anibal Monteiro de
Membro da Banca: Silva, Lais Cristina Barbosa
Membro da Banca: Macedo, Leonardo dos Santos
Resumo : Esse estudo tem como tema a educação física e diabetes, que teve como objetivo a busca por docentes em prática assim investigando e obtendo dados relevantes e de forma expressiva na busca pela prática exercida por esses em crianças e adolescentes que possuem diabetes. Essa pesquisa espera contribuir com o propósito de atrair atenção e o foco para o tema, e incitar nos professores de educação física a busca pela qualidade de sua aula. Buscando assim encorajar e gerar conhecimento dessa doença, visou-se necessário também refletir trazer aspectos importantes sobre ela. Assim, utilizar-se desse conhecimento, que muitos profissionais não se atentam como deveriam no âmbito escolar como. É de suma importância mencionar que a incidência de diabetes vem se tornando cada vez mais comum entre crianças e adolescentes (SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2019, p. 11). Fundamentado nessas informações o diabetes é uma doença que merece atenção e cuidado nas escolas devido a sua expansão e a incidência no número de casos apresentando esse distúrbio. Enfatizando assim a precisão dos profissionais de saúde, assim como dos professores de educação física, se inteirarem da doença, suas indicações e seu desenvolvimento. Este estudo está amparado pela metodologia quantitativa do tipo exploratória. Como resultado, essa pesquisa contribuiu com o propósito de atrair ainda mais atenção para o tema, e estimular nos professores de educação física a busca pela qualidade de sua aula, a fim de alcançar uma aula para todos, podemos dizer que a Educação Física Escolar tem tentado incentivar a integração entre os alunos com o meio social, como tantos outros cursos na área da licenciatura, para serem agentes de mudanças na sociedade. Nesse sentido, esse tema ainda deve ser perdurado na formação acadêmica visto que alguns docentes não possuem tanto conhecimento.
Palavra-chave: Educação física
diabetes
professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Educação Física - CUA
Referência: PACHECO, Nicolas Maia. Educação física escolar e diabetes mellitus no município de Barra do Garças: uma amostra de conveniência. 2022. 27 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2314
Data defesa documento: 10-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Nicolas_Maia_Pacheco.pdf897.2 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.