Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Gecilene Mendes-
dc.date.accessioned2022-06-01T19:44:36Z-
dc.date.available2022-04-01-
dc.date.available2022-06-01T19:44:36Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.citationCARVALHO, Gecilene Mendes. O ensino de geometria plana e espacial na Licenciatura em Matemática da UFMT no campus universitário do Araguaia – possíveis contribuições para potencializar a aprendizagem de alguns estudantes calouros. 2022. 59 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2318-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate some learning problems in geometry of some freshmen students of the Licentiate in Mathematics course, as well as to propose a pedagogical intervention in order to alleviate these problems, with a view to reducing failure in this discipline and possible evasion of course. As a theoretical framework, the assumptions of Van Hiele's theory of levels of geometric thinking were used. This study was qualitative and used case study procedures, with 5 freshmen students as research subjects. We used, as a data collection instrument, 2 Educational Diagnostics (ED) and a pedagogical intervention, carried out in two meetings, with the objective of alleviating the possible learning problems detected in the 1st ED. As a result of research, it was found that students had difficulties in concepts and properties addressed in basic education, such as classification of triangles and concepts related to median and incenter. After the interventions and application of the 2nd ED, we identified that some problems were alleviated, however, we understand that learning is a slow and timeconsuming process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-06-01T19:42:22Z No. of bitstreams: 1 GECILENE_MENDES_CARVALHO.pdf: 1327921 bytes, checksum: b8a5ada798d0c1e7f5ab4bd645bf082c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-06-01T19:44:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GECILENE_MENDES_CARVALHO.pdf: 1327921 bytes, checksum: b8a5ada798d0c1e7f5ab4bd645bf082c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-06-01T19:44:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GECILENE_MENDES_CARVALHO.pdf: 1327921 bytes, checksum: b8a5ada798d0c1e7f5ab4bd645bf082c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-01T19:44:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GECILENE_MENDES_CARVALHO.pdf: 1327921 bytes, checksum: b8a5ada798d0c1e7f5ab4bd645bf082c (MD5) Previous issue date: 2022-03-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de geometria plana e espacial na Licenciatura em Matemática da UFMT no campus universitário do Araguaia – possíveis contribuições para potencializar a aprendizagem de alguns estudantes calourospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Paulo Ferreira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5417028278516758pt_BR
dc.contributor.referee1Carmo, Paulo Ferreira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5417028278516758pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Wanderleya Nara Goncalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207955487524123pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1431321280502484pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1831040073228603pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar alguns problemas de aprendizagem em geometria de alguns estudantes calouros do curso de Licenciatura em Matemática, bem como propor uma intervenção pedagógica com o intuito de amenizar esses problemas, tendo em vista reduzir a reprovação nesta disciplina e a possível evasão do curso. Como referencial teórico, foi utilizado os pressupostos da teoria dos níveis de pensamento geométrico de Van Hiele. Esse estudo foi de cunho qualitativo e recorreu aos procedimentos de estudo de caso, tendo como sujeitos de pesquisa, 5 estudantes calouros. Utilizamos, como instrumento de coleta de dados, 2 Diagnósticos Educacionais e uma intervenção pedagógica, realizada em dois encontros, com o objetivo de amenizar os possíveis problemas de aprendizagem detectados no 1° DE. Como resultado de pesquisa, verificou-se que os estudantes apresentaram dificuldades em conceitos e propriedades abordados na educação básica, tais como classificação de triângulos e conceitos relacionados à mediana e incentro. Após as intervenções e aplicação do 2° DE, identificamos que alguns problemas foram amenizados, porém, entendemos que a aprendizagem é um processo lento e demorado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de geometriapt_BR
dc.subject.keywordProblemas de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordVan Hielept_BR
dc.subject.keywordPontos Notáveispt_BR
dc.subject.keyword2Teaching geometrypt_BR
dc.subject.keyword2Learning problemspt_BR
dc.subject.keyword2Van Hielept_BR
dc.subject.keyword2Notable Pointspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GECILENE_MENDES_CARVALHO.pdf1.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.