Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2318
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de geometria plana e espacial na Licenciatura em Matemática da UFMT no campus universitário do Araguaia – possíveis contribuições para potencializar a aprendizagem de alguns estudantes calouros
Autor(es): Carvalho, Gecilene Mendes
Orientador(a): Carmo, Paulo Ferreira do
Membro da Banca: Carmo, Paulo Ferreira do
Membro da Banca: Costa, Wanderleya Nara Goncalves
Membro da Banca: Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo investigar alguns problemas de aprendizagem em geometria de alguns estudantes calouros do curso de Licenciatura em Matemática, bem como propor uma intervenção pedagógica com o intuito de amenizar esses problemas, tendo em vista reduzir a reprovação nesta disciplina e a possível evasão do curso. Como referencial teórico, foi utilizado os pressupostos da teoria dos níveis de pensamento geométrico de Van Hiele. Esse estudo foi de cunho qualitativo e recorreu aos procedimentos de estudo de caso, tendo como sujeitos de pesquisa, 5 estudantes calouros. Utilizamos, como instrumento de coleta de dados, 2 Diagnósticos Educacionais e uma intervenção pedagógica, realizada em dois encontros, com o objetivo de amenizar os possíveis problemas de aprendizagem detectados no 1° DE. Como resultado de pesquisa, verificou-se que os estudantes apresentaram dificuldades em conceitos e propriedades abordados na educação básica, tais como classificação de triângulos e conceitos relacionados à mediana e incentro. Após as intervenções e aplicação do 2° DE, identificamos que alguns problemas foram amenizados, porém, entendemos que a aprendizagem é um processo lento e demorado.
Resumo em lingua estrangeira: The present work aims to investigate some learning problems in geometry of some freshmen students of the Licentiate in Mathematics course, as well as to propose a pedagogical intervention in order to alleviate these problems, with a view to reducing failure in this discipline and possible evasion of course. As a theoretical framework, the assumptions of Van Hiele's theory of levels of geometric thinking were used. This study was qualitative and used case study procedures, with 5 freshmen students as research subjects. We used, as a data collection instrument, 2 Educational Diagnostics (ED) and a pedagogical intervention, carried out in two meetings, with the objective of alleviating the possible learning problems detected in the 1st ED. As a result of research, it was found that students had difficulties in concepts and properties addressed in basic education, such as classification of triangles and concepts related to median and incenter. After the interventions and application of the 2nd ED, we identified that some problems were alleviated, however, we understand that learning is a slow and timeconsuming process.
Palavra-chave: Ensino de geometria
Problemas de aprendizagem
Van Hiele
Pontos Notáveis
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching geometry
Learning problems
Van Hiele
Notable Points
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Matemática - CUA
Referência: CARVALHO, Gecilene Mendes. O ensino de geometria plana e espacial na Licenciatura em Matemática da UFMT no campus universitário do Araguaia – possíveis contribuições para potencializar a aprendizagem de alguns estudantes calouros. 2022. 59 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2318
Data defesa documento: 15-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GECILENE_MENDES_CARVALHO.pdf1.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.