Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2320
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Comunicação em museus: uma proposta para seção de paleontologia do Museu de História Natural do Araguaia |
Autor(es): | Barbosa, Jennyfer Queiroz |
Orientador(a): | Colturato, Silvio Cesar Oliveira |
Membro da Banca: | Colturato, Silvio Cesar Oliveira |
Membro da Banca: | Pignati, Marina Teófilo |
Membro da Banca: | Pascotto, Márcia Cristina |
Resumo : | A paleontologia é a ciência que estuda os restos ou vestígios de vidas primitivas e, embora seja uma área de conhecimento multidisciplinar, a sua divulgação ainda é um desafio, visto que há uma escassez e um difícil acesso à conteúdos e/ou recursos didáticos relacionados ao ensino desta ciência tanto em espaços formais de ensino (escolas) quanto em espaços não formais (museus). Neste sentido, objetivamos elaborar uma cartilha educativa com o intuito de contribuir com a divulgação científica da coleção paleontológica do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), Universidade Federal do Mato Grasso, Campus Universitário do Araguaia. Para tal, desenvolvemos o trabalho incorporando uma abordagem metodológica de pesquisa-ação e a elaboração da cartilha foi realizada por meio da plataforma de criação de designs, chamada Canva. Para criação da cartilha seguimos quatro etapas: (i) levantamento do acervo paleontológico, (ii) delineamento do conteúdo da cartilha, (iii) fundamentação teórica e, (iv) estruturação da cartilha. Como resultado, a cartilha possui como título: “Os fósseis do MuHNA – Museu de História Natural do Araguaia” e é composta por 29 páginas. As fontes e títulos foram utilizadas de forma variadas de acordo com os elementos textuais e níveis de títulos. A cartilha possui um loyauty colorido e interativo, para prender a atenção do público leitor. A cor marrom utilizada na cartilha remete a identidade visual já utilizada pelo Museu e os mascotes usados nas tirinhas de questionamento são os mascotes que representam o MuHNA. A linguagem utilizada é uma linguagem intermediaria, com o intuito de alcançar tanto o público leigo, quanto o público que possui um conhecimento científico acadêmico. Por ser um recurso desenvolvido com finalidades educativas, esperamos que a cartilha seja implementada tanto no espaço do museu e também possa ser utilizada como recurso complementar para divulgar a ciência paleontológica nos espaços formais de ensino. |
Resumo em lingua estrangeira: | Paleontology is the science that studies the remains or vestiges of primitive life and, although it is a multidisciplinary area of knowledge, its dissemination is still a challenge, since there is a scarcity and difficult access to content and / or teaching resources related to the teaching of this science both in formal educational spaces (schools) and in non-formal spaces (museums). In this sense, we aimed to develop an educational booklet to contribute to the scientific dissemination of the paleontological collection of the Araguaia Museum of Natural History (MuHNA), Mato Grasso Federal University, Araguaia University Campus. To this end, we developed the work incorporating an action-research methodological approach and the elaboration of the booklet was carried out using a design creation platform called Canva. To create the booklet we followed four steps: (i) survey of the paleontological collection, (ii) delineation of the content of the booklet, (iii) theoretical foundation and, (iv) structuring of the booklet. As a result, the booklet is entitled "The Fossils of MuHNA - Museu de História Natural do Araguaia" and consists of 29 pages, with text and illustrations. Fonts and titles were used in a variety of ways according to textual elements and levels of titles. The booklet has a colorful and interactive loyauty, to hold the reader's attention. The brown color used in the booklet refers to the visual identity already used by the Museum and the mascots used in the questioning strips are the mascots that represent MuHNA. The language used is an intermediary language, with the aim of reaching both the lay public and the public that has academic scientific knowledge. As it is a resource developed for educational purposes, we hope that the booklet can be implemented both in the museum space and as a complementary resource to divulge paleontological science in formal education spaces. |
Palavra-chave: | Acervo Educação Espaços Museológicos Fósseis |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Collection Education Fossils Museum Spaces |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Ciências Biológicas - CUA |
Referência: | BARBOSA, Jennyfer Queiroz. Comunicação em museus: uma proposta para seção de paleontologia do Museu de História Natural do Araguaia. 2022. 61 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2320 |
Data defesa documento: | 8-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Jennyfer_Queiroz_Barbosa.pdf | 9.2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.