Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2328
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Antes o mundo não existia: figurações femininas e perspectivismo na narrativa Desana, de Umusĩ Pãrõkumu (Firmiano Arantes Lana) e Tõrãmũ Kehíri (Luiz Gomes Lana)
Autor(es): Moraes, Jéssika Vasconcelos
Orientador(a): Souza, Marinete Luzia Francisca de
Membro da Banca: Souza, Marinete Luzia Francisca de
Membro da Banca: Carvalho, Tereza Ramos de
Membro da Banca: Fernandes, Alessandra Navarro
Resumo : O presente trabalho pretende discutir na obra Antes o Mundo Não Existia (1980) a presença feminina e o Perspectivismo. A narrativa apresenta a mitologia da cultura Desana, partindo do princípio do Universo e descrevendo a importância dos mitos para o povo. Em primeiro lugar, procurou-se apresentar como a figura feminina é representada na obra. Em seguida, buscou-se compreender a relação entre as transmutações sofridas pelas personagens a partir da ideia de Perspectivismo como um fenômeno que defende a visão do corpo como um envoltório, passível de modificação. Para tanto, a pesquisa busca traçar aspectos como metáforas e alegorias presentes no texto, baseando-se no estudo da estrutura e temáticas da obra. Como recorte de corpus, foram selecionados seis contos, os primeiros “A origem do mundo”, “O roubo das flautas sagradas pelas mulheres” e “Três histórias sobre Buhtari Gõãmũ, o espirito preguiçoso” trazem o olhar para a questão feminina. Os contos a serem analisados em relação ao Perspectivismo são: “A história de Gãipayã e a origem da pupunha”, “História da origem da mandioca”, “Três histórias sobre Buhtari Gõãmũ, o espírito preguiçoso” e “As andanças pelo mundo de Umukomahsü Boreka”. Verificou-se que as mulheres são descritas sob diferentes perspectivas, apresentadas em variadas facetas e não reduzidas a uma visão estanque. No que se refere ao Perspectivismo, conclui-se as mudanças que as personagens sofrem ao longo das histórias ocorrem por objetivos distintos, o que não anula os traços da teoria presentes na obra. Constata-se a presença do Perspectivismo.
Palavra-chave: Literatura Indígena
Feminino
Gênero
Perspectivismo
Transição
Xamanismo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Letras - CUA
Referência: MORAES, Jéssika Vasconcelos. Antes o mundo não existia: figurações femininas e perspectivismo na narrativa Desana, de Umusĩ Pãrõkumu (Firmiano Arantes Lana) e Tõrãmũ Kehíri (Luiz Gomes Lana). 2022. 55 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2328
Data defesa documento: 15-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessika_Vasconcelos_Moraes._TC.pdf658.66 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.