Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/233
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso da contabilidade na educação financeira : uma ferramenta útil para à gestão financeira pessoal |
Autor(es): | Marangoni, Thiago Vicente Barbosa |
Orientador(a): | Nakao, Aldo Nobuyuki |
Membro da Banca: | Nakao, Aldo Nobuyuki |
Membro da Banca: | Silva, Adão Ferreira da |
Membro da Banca: | Silva, Monica Campos da |
Resumo : | Este estudo tem o objetivo de considerar aspectos relevantes da vida financeira cotidiana. Analisar o uso da contabilidade na Educação Financeira dos estudantes de ciências contábeis do 4º ano da UFMT, comparando o nível de consciência em relação ao controle dos gastos por faixa etária e se houve um aumento do rendimento na administração do patrimônio dos entrevistados, após a aprendizagem dos conceitos básicos da contabilidade no decorrer do curso. A abordagem foi feita através de um questionário aplicado a 40 estudantes de diferentes faixas etárias do 4º ano de ciências contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso, no município de Cuiabá – MT. A intenção é descobrir qual é o nível de consciência e a aplicação no controle da gestão financeira pessoal, comparando as idades dos graduandos do curso. Através do estudo de caso deste trabalho, analisou-se um grande ou pequeno aumento do rendimento na administração do patrimônio de 77% dos entrevistados com a utilização dos conceitos básicos de contabilidade pela grande maioria dos graduandos e uma diferença no nível de consciência na aplicação do controle de gastos por faixa etária dos discentes questionados. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aims to consider relevant aspects of everyday financial life. To analyze the use of accounting in Financial Education of students of accounting sciences of the 4th year of the UFMT, comparing the level of awareness regarding the control of the expenses by age group and if there was an increase in the income in the administration of the equity of the interviewees, after learning accounting concepts throughout the course. The approach was carried out through a questionnaire applied to 40 students of different ages of the 4th year of accounting sciences of the Federal University of Mato Grosso, in the city of Cuiabá - MT. The intent is to discover the level of awareness and application in controlling personal financial management by comparing the ages of the undergraduate students. Through the case study of this work, we analyzed a large or small increase in income in the administration of the assets of 85% of the interviewees with the use of basic accounting concepts by the vast majority of undergraduates and a difference in the level of awareness in the application of the Control of expenditures by age group of the questioned students. |
Palavra-chave: | Contabilidade Educação financeira Finanças pessoais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Accounting Financial education Personal finance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) |
Programa: | Ciências Contábeis - CUC |
Referência: | MARANGONI, Thiago Vicente Barbosa. O uso da contabilidade na educação financeira: uma ferramenta útil para à gestão financeira pessoal. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/233 |
Data defesa documento: | 7-Apr-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Contábeis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2017_Thiago Vicente Barbosa Marangoni.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.