Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2330
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino dos pretéritos do modo indicativo a estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública: um estudo de caso
Autor(es): Assis, Hally Jhenyffer Ribeiro de
Orientador(a): Bertoque, Lennie Aryete Dias Pereira
Membro da Banca: Bertoque, Lennie Aryete Dias Pereira
Membro da Banca: Castagna, Vanessa Ribeiro
Membro da Banca: Rodrigues, Geralda Fátima de Souza
Resumo : O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação do ensino dos “pretéritos” do modo indicativo do Português Brasileiro (PB), a estudantes de duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental (EF), de uma escola pública do município de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso, Brasil. Foram estudados os conceitos dos pretéritos do modo indicativo, a saber, pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais que perfeito, sob a perspectiva da Linguística Funcional, especificamente, de Corôa (2005), Martelotta (2009), Castilho (2010), Bertoque (2010, 2014); e foram considerados os estudos da Linguística funcional sobre o ensino de língua, tais como Neves (2000, 2006, 2010, 2018), Marcuschi (2005) e Bertoque (2018). O fenômeno de análise foi apresentado aos estudantes, por meio de diversos gêneros discursivos (imagens, tirinhas, quadrinhos, memes, gifs e vídeo), para que eles compreendessem o Momento de Fala (MF), o Momento do Evento (ME) e Momento de Referência (MR). Na análise, buscou-se identificar qual estratégia de ensino (da teoria para a prática; ou da prática para teoria) é mais produtiva em relação à aprendizagem, especificamente, sobre o “uso dos pretéritos do modo indicativo no Português Brasileiro (PB) e compreender se os gêneros discursivos permitem uma aprendizagem mais significativa. Diante desses questionamentos, levantou-se a seguinte hipótese: para estudantes de língua portuguesa, uma abordagem interativa em que os estudantes tenham a oportunidade de expressar suas dúvidas e suas argumentações, aliada a uma abordagem que utilize gêneros discursivos do cotidiano, partindo da prática para a teoria, permitirá uma aprendizagem significativa do fenômeno linguístico. Na turma em que a aula se deu da teoria para a prática, houve pouca interação e os resultados quanto ao objeto não foram satisfatórios; já na turma em que a aula se deu da prática para a teoria, a turma foi participativa, o conteúdo foi fluido e os estudantes obtiveram um aprendizado significativo. Assim, percebe-se que estudos dessa natureza contribuem para que os docentes (desde a formação inicial até a continuada) entendam que a estratégia de ensino a partir da prática, aliada ao uso de gêneros discursivos diversos, que refletem as atividades comunicativas do cotidiano, podem possibilitar a aprendizagem significativa, ou seja, a língua em sua funcionalidade.
Palavra-chave: Gramática Funcional
Tempo Verbal
Gramática e ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Letras - CUA
Referência: ASSIS, Hally Jhenyffer Ribeiro de. O ensino dos pretéritos do modo indicativo a estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública: um estudo de caso. 2022. 65 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2330
Data defesa documento: 12-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hally_Jheniffer_Ribeiro_de_Assis._TC.pdf1.53 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.