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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2335
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência |
Autor(es): | Villela, Merielle Marinho |
Orientador(a): | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Mancini, Anna Maria Penalva |
Membro da Banca: | Lima, Weides Conceição de Oliveira |
Resumo : | Este estudo objetiva realizar algumas reflexões sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e apresentar um relato de experiência, como Acadêmica Residente, participante do PRP de Letras do Campus Universitário do Araguaia – UFMT. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi norteada por autores como: Mendes e Baccon (2015), Flores (2010), Gatti (2000), Freitas e Freitas (2010) e Appolinário (2006), além dos Editais da CAPES, relativos ao PRP e à BNCC (2017). O trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, faz-se uma abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020 implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são feitas algumas reflexões sobre o que é ser professor, o início da carreira docente, a formação inicial, proporcionada pela Graduação/Licenciatura e sobre a formação continuada. No Capítulo III, apresenta-se o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que é o fruto da vivência como Aluna Residente, em uma Escola Pública de Educação Básica, sob a orientação de uma Professora Preceptora da escola e da Docente Orientadora do PRP/Letras/CUA/UFMT. |
Palavra-chave: | Programa de Residência Pedagógica Curso de Letras CUA/UFMT Relato de Experiência |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | VILLELA, Merielle Marinho. O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2335 |
Data defesa documento: | 11-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
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