Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2342
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Liba, Ykaro Hariel Alves de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-07T00:02:58Z | - |
dc.date.available | 2023-03-22 | - |
dc.date.available | 2022-06-07T00:02:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
dc.identifier.citation | LIBA, Ykaro Hariel Alves de Oliveira. Relações entre letra cursiva, memória e aprendizado: um breve apanhado bibliográfico. 2022. 19 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2342 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-06-06T23:53:33Z No. of bitstreams: 1 Ykaro_Hariel_Alves_de_Oliveira_Liba._TC.pdf: 670903 bytes, checksum: 449c2a041063d75239d45cda461883ef (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-06-07T00:02:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ykaro_Hariel_Alves_de_Oliveira_Liba._TC.pdf: 670903 bytes, checksum: 449c2a041063d75239d45cda461883ef (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-07T00:02:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ykaro_Hariel_Alves_de_Oliveira_Liba._TC.pdf: 670903 bytes, checksum: 449c2a041063d75239d45cda461883ef (MD5) Previous issue date: 2022-03-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.title | Relações entre letra cursiva, memória e aprendizado: um breve apanhado bibliográfico | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Geralda Fatima de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0919026431611928 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Geralda Fatima de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0919026431611928 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bertoque, Lennie Aryete Dias Pereira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0593363920174981 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Flores, Eduardo Almeida | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0365313225456137 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6867138027609476 | pt_BR |
dc.description.resumo | A letra cursiva, técnica de escrita largamente utilizada em escolas do mundo, tem alcançado lugares de debates e pesquisas frente os avanços tecnológicos e a ascensão de outras técnicas de escritas. Por essa razão, as pesquisas sobre o assunto estão se voltando para os impactos que essa técnica promove no cérebro e indivíduo humano. Esse trabalho se dedica a verificar quais as relações entre memória, aprendizado e a prática da letra cursiva fundamentando-se nas ciências cognitivas da literatura disponível. Os resultados apontam que há relação positiva entre as práticas de escrita com alterações estruturais e ativação de regiões e circuitos neuronais do hipocampo, córtex sensório-motor e áreas especializadas da linguagem e a memorização. Considera-se que esses conhecimentos podem auxiliar o professor de linguagem/língua portuguesa em auxiliar os alunos no seu processo de aprendizagem e memorização por meio da letra cursiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Letras - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letra cursiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memorização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências Cognitivas | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ykaro_Hariel_Alves_de_Oliveira_Liba._TC.pdf | Previsão de liberação da restrição em 22/03/2024 | 655.18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.