Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLiba, Ykaro Hariel Alves de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-06-07T00:02:58Z-
dc.date.available2023-03-22-
dc.date.available2022-06-07T00:02:58Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationLIBA, Ykaro Hariel Alves de Oliveira. Relações entre letra cursiva, memória e aprendizado: um breve apanhado bibliográfico. 2022. 19 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2342-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-06-06T23:53:33Z No. of bitstreams: 1 Ykaro_Hariel_Alves_de_Oliveira_Liba._TC.pdf: 670903 bytes, checksum: 449c2a041063d75239d45cda461883ef (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-06-07T00:02:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ykaro_Hariel_Alves_de_Oliveira_Liba._TC.pdf: 670903 bytes, checksum: 449c2a041063d75239d45cda461883ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-07T00:02:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ykaro_Hariel_Alves_de_Oliveira_Liba._TC.pdf: 670903 bytes, checksum: 449c2a041063d75239d45cda461883ef (MD5) Previous issue date: 2022-03-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleRelações entre letra cursiva, memória e aprendizado: um breve apanhado bibliográficopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Geralda Fatima de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0919026431611928pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Geralda Fatima de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0919026431611928pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoque, Lennie Aryete Dias Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0593363920174981pt_BR
dc.contributor.referee3Flores, Eduardo Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0365313225456137pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6867138027609476pt_BR
dc.description.resumoA letra cursiva, técnica de escrita largamente utilizada em escolas do mundo, tem alcançado lugares de debates e pesquisas frente os avanços tecnológicos e a ascensão de outras técnicas de escritas. Por essa razão, as pesquisas sobre o assunto estão se voltando para os impactos que essa técnica promove no cérebro e indivíduo humano. Esse trabalho se dedica a verificar quais as relações entre memória, aprendizado e a prática da letra cursiva fundamentando-se nas ciências cognitivas da literatura disponível. Os resultados apontam que há relação positiva entre as práticas de escrita com alterações estruturais e ativação de regiões e circuitos neuronais do hipocampo, córtex sensório-motor e áreas especializadas da linguagem e a memorização. Considera-se que esses conhecimentos podem auxiliar o professor de linguagem/língua portuguesa em auxiliar os alunos no seu processo de aprendizagem e memorização por meio da letra cursiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordLetra cursivapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordMemorizaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiências Cognitivaspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ykaro_Hariel_Alves_de_Oliveira_Liba._TC.pdfPrevisão de liberação da restrição em 22/03/2024655.18 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.