Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStrutz, Talia Souza-
dc.date.accessioned2022-08-22T18:15:27Z-
dc.date.available2022-07-15-
dc.date.available2022-08-22T18:15:27Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.identifier.citationSTRUTZ, Talia Souza. A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal. 2022. 45 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2440-
dc.description.abstractWe are essentially communicative and expressive beings, characteristics that denote our survival. Among the forms of communication, non-verbal stands out, it is an expressive language and is present in body expressions. This work aimed to present a bibliographical research about shame and humiliation as an interference of body expression, as well as its importance for the teaching-learning of physical education classes and the establishment of effective communication. Emotions are manifested in different ways through body reactions and each body movement performed can convey meanings and information, which can complement verbal language, contradict or go beyond. Body expression is nothing more than the sum of all the expressions of our body and, in the school environment, it is seen as an element of pedagogical practice that seeks the development not only of motor skills, but also of imaginative and creative capacity and that, For both teachers and students, body language is critical for communication as well as understanding. The feeling of shame as a factor of inhibition of body expression prevents students from participating in physical education classes through the insecurity generated, negatively influencing student learning and performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-08-16T21:26:34Z No. of bitstreams: 1 TCC_Talia Souza Strutz_2022.pdf: 294268 bytes, checksum: 5a539ab7ee9a51b7cf3c08a4de418c16 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-08-22T18:15:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Talia Souza Strutz_2022.pdf: 294268 bytes, checksum: 5a539ab7ee9a51b7cf3c08a4de418c16 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-22T18:15:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Talia Souza Strutz_2022.pdf: 294268 bytes, checksum: 5a539ab7ee9a51b7cf3c08a4de418c16 (MD5) Previous issue date: 2022-07-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA interferência da vergonha e humilhação na expressão corporalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Warley Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082809234439322pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Warley Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082809234439322pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães Neto, Anibal Monteiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023174064373373pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Carolina Solon da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5927032326118933pt_BR
dc.description.resumoSomos essencialmente seres comunicativos e expressivos, características que denotam a nossa sobrevivência. Entre as formas de comunicação, destaca-se a não-verbal, trata-se de uma linguagem expressiva e, está presente nas expressões corporais. Este trabalho teve por objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica acerca da vergonha e humilhação como interferente da expressão corporal, bem como a sua importância para o ensino-aprendizagem das aulas de educação física e estabelecimento de uma comunicação efetiva. As emoções se manifestam de diferentes maneiras através de reações do corpo e cada movimento do corpo realizado pode transmitir significados e informações, que podem complementar a linguagem verbal, contradizer ou ir além. A expressão corporal nada mais é do que a soma de todas as expressões do nosso corpo e, no âmbito escolar, é tida como elemento da prática pedagógica que busca o desenvolvimento não somente das capacidades motoras, mas também da capacidade imaginária e criativas e que, tanto para professores quanto para os alunos, a expressão corporal é fundamental para a comunicação, bem como para o entendimento. O sentimento de vergonha enquanto fator de inibição da expressão corporal impede a participação dos alunos nas aulas de educação física por meio da insegurança gerada, influenciando de forma negativa o aprendizado e o desempenho do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordExpressão corporalpt_BR
dc.subject.keywordVergonhapt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keyword2Communicationpt_BR
dc.subject.keyword2Body languagept_BR
dc.subject.keyword2Shamept_BR
dc.subject.keyword2School physical educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Talia Souza Strutz_2022.pdf287.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.