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Tipo documento: Artigo
Título: A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal
Autor(es): Strutz, Talia Souza
Orientador(a): Souza, Warley Carlos de
Membro da Banca: Souza, Warley Carlos de
Membro da Banca: Magalhães Neto, Anibal Monteiro de
Membro da Banca: Silva, Carolina Solon da
Resumo : Somos essencialmente seres comunicativos e expressivos, características que denotam a nossa sobrevivência. Entre as formas de comunicação, destaca-se a não-verbal, trata-se de uma linguagem expressiva e, está presente nas expressões corporais. Este trabalho teve por objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica acerca da vergonha e humilhação como interferente da expressão corporal, bem como a sua importância para o ensino-aprendizagem das aulas de educação física e estabelecimento de uma comunicação efetiva. As emoções se manifestam de diferentes maneiras através de reações do corpo e cada movimento do corpo realizado pode transmitir significados e informações, que podem complementar a linguagem verbal, contradizer ou ir além. A expressão corporal nada mais é do que a soma de todas as expressões do nosso corpo e, no âmbito escolar, é tida como elemento da prática pedagógica que busca o desenvolvimento não somente das capacidades motoras, mas também da capacidade imaginária e criativas e que, tanto para professores quanto para os alunos, a expressão corporal é fundamental para a comunicação, bem como para o entendimento. O sentimento de vergonha enquanto fator de inibição da expressão corporal impede a participação dos alunos nas aulas de educação física por meio da insegurança gerada, influenciando de forma negativa o aprendizado e o desempenho do aluno.
Resumo em lingua estrangeira: We are essentially communicative and expressive beings, characteristics that denote our survival. Among the forms of communication, non-verbal stands out, it is an expressive language and is present in body expressions. This work aimed to present a bibliographical research about shame and humiliation as an interference of body expression, as well as its importance for the teaching-learning of physical education classes and the establishment of effective communication. Emotions are manifested in different ways through body reactions and each body movement performed can convey meanings and information, which can complement verbal language, contradict or go beyond. Body expression is nothing more than the sum of all the expressions of our body and, in the school environment, it is seen as an element of pedagogical practice that seeks the development not only of motor skills, but also of imaginative and creative capacity and that, For both teachers and students, body language is critical for communication as well as understanding. The feeling of shame as a factor of inhibition of body expression prevents students from participating in physical education classes through the insecurity generated, negatively influencing student learning and performance.
Palavra-chave: Comunicação
Expressão corporal
Vergonha
Educação física escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Communication
Body language
Shame
School physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Educação Física - CUA
Referência: STRUTZ, Talia Souza. A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal. 2022. 45 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2440
Data defesa documento: 5-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

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