Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHonorato, Patrícia Cristina-
dc.date.accessioned2022-08-25T18:24:45Z-
dc.date.available2022-04-14-
dc.date.available2022-08-25T18:24:45Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationHONORATO, Patrícia Cristina. ensino de Físico-Química, O: metodologias em livros didáticos do Ensino Médio. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2445-
dc.description.abstractEducation is a major challenge in the lives of many students and teachers, and textbooks have been the main knowledge tool within the classroom. After carrying out the activities of the Pedagogical Residency Project (PRP), at the Federal University of Mato Grosso in the municipality of Sinop/MT, it was possible to notice many changes in the teaching of chemistry, which brought the curiosity to analyze the textbooks of the second year of high school in the disciplines of Physics and Chemistry to find out how these changes are addressed in the works and how they are applied in the school environment. The survey of these data was carried out through a qualitative bibliographic research, in three high school books, NOVAIS (2016), MORTIMER (2013) and LISBOA (2010), through a selective and comparative reading, several data were obtained about the structure textbooks, teaching methodologies, practices and experiments, interdisciplinarity and the history of science. This data collection allowed us to have a view of how a textbook is organized and how this organization helps the teacher to work with the contents, thus bringing an approximation with the didactic material.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-08-24T21:23:51Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Patrícia Cristina Honorato.pdf: 694269 bytes, checksum: 0a627a32216d81056fb4d55f0cbc513f (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com), reason: Título on 2022-08-24T21:27:19Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-08-25T18:24:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Patrícia Cristina Honorato.pdf: 694269 bytes, checksum: 0a627a32216d81056fb4d55f0cbc513f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-08-25T18:24:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Patrícia Cristina Honorato.pdf: 694269 bytes, checksum: 0a627a32216d81056fb4d55f0cbc513f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-08-25T18:24:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Patrícia Cristina Honorato.pdf: 694269 bytes, checksum: 0a627a32216d81056fb4d55f0cbc513f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-25T18:24:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Patrícia Cristina Honorato.pdf: 694269 bytes, checksum: 0a627a32216d81056fb4d55f0cbc513f (MD5) Previous issue date: 2022-03-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleensino de Físico-Química, O : metodologias em livros didáticos do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.contributor.referee1Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.contributor.referee2Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee3Azevedo, Elizabeth Quirino de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804734155117578pt_BR
dc.description.resumoA educação é um grande desafio na vida de muitos alunos e professores, e os livros didáticos têm sido a principal ferramenta de acesso ao conhecimento dentro da sala de aula. Após a realização das atividades do Projeto de Residência Pedagógica (PRP), na Universidade Federal de Mato Grosso no município de Sinop/MT, foi possível notar muitas mudanças no ensino de Química, o que trouxe a curiosidade em analisar os livros didáticos do segundo ano do Ensino Médio nas disciplinas de Físico- Química para descobrir como essas mudanças são abordadas nas obras e como são aplicadas no ambiente escolar. O levantamento destes dados foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, em três livros do Ensino Médio, NOVAIS (2016), MORTIMER (2013) e LISBOA (2010), por meio de uma leitura seletiva e comparativa foram obtidos diversos dados sobre a estrutura dos livros didáticos, metodologias de ensino, práticas e experimentos, interdisciplinaridade e história das ciências. Essa coleta de dados permitiu ter uma visão de como um livro didático está organizado e como esta organização auxilia o professor a trabalhar com os conteúdos trazendo assim uma aproximação com o material didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordLivro Didáticopt_BR
dc.subject.keywordMetodologias de Ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Médiopt_BR
dc.subject.keyword2Textbookpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching Methodologiespt_BR
dc.subject.keyword2High Schoolpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Patrícia Cristina Honorato.pdf678 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.