Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2445
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ensino de Físico-Química, O : metodologias em livros didáticos do Ensino Médio
Autor(es): Honorato, Patrícia Cristina
Orientador(a): Guilardi Junior, Felicio
Membro da Banca: Guilardi Junior, Felicio
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Azevedo, Elizabeth Quirino de
Resumo : A educação é um grande desafio na vida de muitos alunos e professores, e os livros didáticos têm sido a principal ferramenta de acesso ao conhecimento dentro da sala de aula. Após a realização das atividades do Projeto de Residência Pedagógica (PRP), na Universidade Federal de Mato Grosso no município de Sinop/MT, foi possível notar muitas mudanças no ensino de Química, o que trouxe a curiosidade em analisar os livros didáticos do segundo ano do Ensino Médio nas disciplinas de Físico- Química para descobrir como essas mudanças são abordadas nas obras e como são aplicadas no ambiente escolar. O levantamento destes dados foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, em três livros do Ensino Médio, NOVAIS (2016), MORTIMER (2013) e LISBOA (2010), por meio de uma leitura seletiva e comparativa foram obtidos diversos dados sobre a estrutura dos livros didáticos, metodologias de ensino, práticas e experimentos, interdisciplinaridade e história das ciências. Essa coleta de dados permitiu ter uma visão de como um livro didático está organizado e como esta organização auxilia o professor a trabalhar com os conteúdos trazendo assim uma aproximação com o material didático.
Resumo em lingua estrangeira: Education is a major challenge in the lives of many students and teachers, and textbooks have been the main knowledge tool within the classroom. After carrying out the activities of the Pedagogical Residency Project (PRP), at the Federal University of Mato Grosso in the municipality of Sinop/MT, it was possible to notice many changes in the teaching of chemistry, which brought the curiosity to analyze the textbooks of the second year of high school in the disciplines of Physics and Chemistry to find out how these changes are addressed in the works and how they are applied in the school environment. The survey of these data was carried out through a qualitative bibliographic research, in three high school books, NOVAIS (2016), MORTIMER (2013) and LISBOA (2010), through a selective and comparative reading, several data were obtained about the structure textbooks, teaching methodologies, practices and experiments, interdisciplinarity and the history of science. This data collection allowed us to have a view of how a textbook is organized and how this organization helps the teacher to work with the contents, thus bringing an approximation with the didactic material.
Palavra-chave: Livro Didático
Metodologias de Ensino
Ensino Médio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Textbook
Teaching Methodologies
High School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Curso: Química - CUS
Referência: HONORATO, Patrícia Cristina. ensino de Físico-Química, O: metodologias em livros didáticos do Ensino Médio. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2445
Data defesa documento: 14-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Patrícia Cristina Honorato.pdf678 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.