Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446
Tipo documento: | Artigo |
Título: | A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes |
Autor(es): | Miranda, Eduardo da Silva Gomes |
Orientador(a): | Souza, Warley Carlos de |
Membro da Banca: | Souza, Warley Carlos de |
Membro da Banca: | Magalhães Neto, Anibal Monteiro de |
Membro da Banca: | Silva, Carolina Solon da |
Resumo : | Através da Educação Física, é possível que o indivíduo aprenda, se divirta e se desenvolva, utilizando os esportes, brincadeiras, etc., como facilitadores desse processo. Ela também proporciona ao indivíduo que amplie sua visão e o pensar do mundo, ajudando a formar e capacitar futuros cidadãos, além de auxiliar no combate a doenças psicológicas, como: ansiedade, depressão, etc. Assim, através da releitura de livros e artigos sobre a definição das emoções, especificamente a timidez, este projeto buscou identificar as diversas maneiras em que a Educação Física poderia intervir para melhorar o processo de aprendizagem de crianças e jovens tímidos dentro do ambiente escolar, buscando alternativas de inclusão dos indivíduos tímidos. |
Resumo em lingua estrangeira: | Through Physical Education, it is possible for the individual to learn, have fun and develop, using sports, games, etc., as facilitators of this process. It also provides the individual to broaden their vision and thinking about the world, helping to form and empower future citizens, as well as helping to combat psychological diseases, such as anxiety, depression, etc. Thus, through the rereading of books and articles on the definition of emotions, specifically shyness, this project sought to identify the different ways in which Physical Education could intervene to improve the learning process of shy children and young people within the school environment, seeking to alternatives for the inclusion of shy individuals. |
Palavra-chave: | Educação física Timidez Emoções |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physical education Shyness Emotions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Educação Física - CUA |
Referência: | MIRANDA, Eduardo da Silva Gomes. A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes. 2022. 55 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446 |
Data defesa documento: | 4-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Educação Física - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EDUARDO DA SILVA GOMES MIRANDA_2022.pdf | 493.39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.