Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446
Tipo documento: Artigo
Título: A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes
Autor(es): Miranda, Eduardo da Silva Gomes
Orientador(a): Souza, Warley Carlos de
Membro da Banca: Souza, Warley Carlos de
Membro da Banca: Magalhães Neto, Anibal Monteiro de
Membro da Banca: Silva, Carolina Solon da
Resumo : Através da Educação Física, é possível que o indivíduo aprenda, se divirta e se desenvolva, utilizando os esportes, brincadeiras, etc., como facilitadores desse processo. Ela também proporciona ao indivíduo que amplie sua visão e o pensar do mundo, ajudando a formar e capacitar futuros cidadãos, além de auxiliar no combate a doenças psicológicas, como: ansiedade, depressão, etc. Assim, através da releitura de livros e artigos sobre a definição das emoções, especificamente a timidez, este projeto buscou identificar as diversas maneiras em que a Educação Física poderia intervir para melhorar o processo de aprendizagem de crianças e jovens tímidos dentro do ambiente escolar, buscando alternativas de inclusão dos indivíduos tímidos.
Resumo em lingua estrangeira: Through Physical Education, it is possible for the individual to learn, have fun and develop, using sports, games, etc., as facilitators of this process. It also provides the individual to broaden their vision and thinking about the world, helping to form and empower future citizens, as well as helping to combat psychological diseases, such as anxiety, depression, etc. Thus, through the rereading of books and articles on the definition of emotions, specifically shyness, this project sought to identify the different ways in which Physical Education could intervene to improve the learning process of shy children and young people within the school environment, seeking to alternatives for the inclusion of shy individuals.
Palavra-chave: Educação física
Timidez
Emoções
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physical education
Shyness
Emotions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Educação Física - CUA
Referência: MIRANDA, Eduardo da Silva Gomes. A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes. 2022. 55 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446
Data defesa documento: 4-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EDUARDO DA SILVA GOMES MIRANDA_2022.pdf493.39 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.