Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Leonicia Goulart de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T20:54:02Z | - |
dc.date.available | 2022-08-26 | - |
dc.date.available | 2022-09-09T20:54:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leonicia Goulart de Oliveira. Sequência Didática Investigativa sobre o Reino Plantae para o Ensino Fundamental. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2470 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-09-09T20:26:49Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_LEONICIA GOULART DE OLIVEIRA SILVAf.pdf: 819005 bytes, checksum: 78170177adbefb96c29ee33984bfd204 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com), reason: on 2022-09-09T20:52:24Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-09-09T20:53:28Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_LEONICIA GOULART DE OLIVEIRA SILVAf.pdf: 819005 bytes, checksum: 78170177adbefb96c29ee33984bfd204 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-09-09T20:53:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_LEONICIA GOULART DE OLIVEIRA SILVAf.pdf: 819005 bytes, checksum: 78170177adbefb96c29ee33984bfd204 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-09-09T20:53:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_LEONICIA GOULART DE OLIVEIRA SILVAf.pdf: 819005 bytes, checksum: 78170177adbefb96c29ee33984bfd204 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-09T20:54:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_LEONICIA GOULART DE OLIVEIRA SILVAf.pdf: 819005 bytes, checksum: 78170177adbefb96c29ee33984bfd204 (MD5) Previous issue date: 2022-06-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sequência Didática Investigativa sobre o Reino Plantae para o Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rosinke, Patrícia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3135869298084965 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosinke, Patrícia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3135869298084965 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Laier, Simone Simionato dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8804958200762621 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Guilardi Junior, Felicio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1623424561382368 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2180392243904610 | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante de um cenário de adversidade e desprendimento na área da educação, o processo de ensino e aprendizagem busca por novas metodologias que visem motivar e interessar os alunos em sua aprendizagem. O presente trabalho propõe a aplicabilidade do Ensino por Investigação (EI) atrelado em uma Sequência Didática (SD), visto que, trata de um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problema. O objetivo deste trabalho é apresentar uma Sequência Didática com proposta de Ensino por Investigação sobre o Reino Plantae para o Ensino Fundamental - sétimo ano, pois as plantas apresentam funções essenciais para vida no planeta Terra e, além disso, contribuem na economia, na cultural e no lazer das pessoas. Desse modo, o ensino investigativo permite abordar conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos sobre as características das plantas, de modo a estabelecer ligações, cria oportunidade de se conectar cognitivamente a uma teoria já conhecida, porém, muitas vezes assimilada erroneamente, devido ao elevado grau de abstração apresentado, além da falta de analogias que possam ser utilizadas para aplicação dela em sua vida cotidiana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUS - Sinop | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reino Plantae | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_LEONICIA GOULART DE OLIVEIRA SILVAf.pdf | 799.81 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.