Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2475
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Histórias em quadrinhos sobre narguilé: uma nova ferramenta de aprendizagem em toxicologia |
Autor(es): | Pinheiro, Amanda Vieira |
Orientador(a): | Suchara, Eliane Aparecida |
Membro da Banca: | Suchara, Eliane Aparecida |
Membro da Banca: | Brune, Maria Fernanda Spegiorin Salla |
Membro da Banca: | Chaves, Karina da Silva |
Resumo : | O público de crianças e adolescentes têm grande interesse por histórias em quadrinhos (HQs), sendo a sua leitura um passatempo bastante comum. As HQs podem contribuir de diversas formas, pois, além de divertir, esse gênero literário também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão, ao abordarem informações científicas. Como o narguilé ganhou espaço entre a população mais jovem, na crença de ser menos prejudicial à saúde, é necessário sensibilizar esse público quanto aos riscos do seu uso. Dessa maneira, o objetivo desse estudo foi desenvolver um livro didático sobre o narguilé e os riscos associados ao seu uso, disponibilizando assim uma nova opção de ferramenta didática na área da toxicologia. Foi criado um livro didático com uma história informativa narrada, composta por imagem e texto, a partir de referências bibliográficas coletadas em sites governamentais e plataformas científicas. A plataforma de design gráfico utilizada foi Canva 1.2.2. O material foi elaborado para a faixa etária de crianças a partir de 09 anos. O livro desenvolvido é composto por 13 páginas, contendo páginas coloridas e preto e branco, sendo ilustrativo com intuito de chamar atenção sobre o tema. O texto elaborado apresentou uma linguagem simples, evitando o uso excessivo de termos técnicos desconhecidos, mas introduzindo palavras específicas para caracterizar o material informativo. Foi acrescentado um glossário ao final do livro. Desse modo as histórias em quadrinhos podem ser um recurso didático atrativo utilizado para a disseminação de informações científicas sobre o narguilé, na área de toxicologia, contribuindo para a educação e promoção da saúde da população. |
Resumo em lingua estrangeira: | The public of children and teenagers is very interested in comics, and reading them is a very common hobby. Comic books can contribute in different ways, because, in addition to entertaining, this literary genre can also provide subsidies for the development of the capacity for analysis, interpretation and reflection, when approaching scientific information. As the hookah has gained space among the younger population, in the belief that it is less harmful to health, it is necessary to raise awareness of the risks of its use. Thus, the objective of this study was to develop a textbook on hookah and the risks associated with its use, thus providing a new option of teaching tool in the field of toxicology. A textbook was created with a narrated informative story, composed of image and text, from bibliographic references collected on government websites and scientific platforms. The graphic design platform used was Canva 1.2.2. The material was prepared for the age group of children from 09 years old. The developed book consists of 13 pages, containing color and black and white pages, being illustrative in order to draw attention to the topic. The elaborated text presented a simple language, avoiding the excessive use of unfamiliar technical terms, but introducing specific words to characterize the informative material. A glossary has been added to the end of the book. Therefore, it is concluded that comics can be an attractive didactic resource used for the dissemination of scientific information about the hookah, in the area of toxicology, contributing to the education and health promotion of the population. |
Palavra-chave: | tabagismo cachimbo de água técnicas educativas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | smoking hookah teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Curso: | Farmácia - CUA |
Referência: | PINHEIRO, Amanda Vieira. Histórias em quadrinhos sobre narguilé: uma nova ferramenta de aprendizagem em toxicologia. 2022. 41 f. Monografia (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2475 |
Data defesa documento: | 7-Mar-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Farmácia - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia___Amanda_Vieira_Pinheiro___final_corrigida.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.