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Tipo documento: Artigo
Título: Conhecimento e percepção acerca da interprofissionalidade entre acadêmicos dos cursos da saúde do campus universitário do Araguaia
Autor(es): Lopes, Andressa Bueno
Orientador(a): Massmann, Patricia Fernandes
Membro da Banca: Massmann, Patricia Fernandes
Membro da Banca: Suchara, Eliane Aparecida
Membro da Banca: Ferreira, Adriano Borges
Resumo : A educação interprofissional (EIP) é uma estratégia para transformar a formação profissional, sendo uma atividade que envolve dois ou mais profissionais aprendendo juntos em prol da colaboração e qualidade de atenção à saúde. O presente trabalho tem por objetivo verificar o conhecimento e percepções dos estudantes da área da saúde acerca da interprofissionalidade no âmbito da universidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de cunho quanti-qualitativo, onde participaram 85 estudantes do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do Campus Universitário do Araguaia. O instrumento utilizado foi elaborado no Google Forms e os dados analisandos por meio do EpiInfo versão 7. Observou que as interações ocorreram frequentemente e/ou sempre entre, discentes de outros cursos 44,7%, com docentes de diferentes formações 43,7% e com profissionais de saúde 34,2%. Apenas 18,8% participaram do Programa PETSaúde/Interprofissionalidade, há preferência de 46,6% em fazer trabalhos sozinhos, 71,8% sentem-se confortáveis em realizar atividades em duplas ou trios, quando realizada atividades em grupo, 50,5% desenvolvem em colaboração, com participação de todos em todas as etapas. Disseram não estar satisfeitos com a freqüência de discussões sobre a temática (45, 8%), no entanto, 92,9% reconhecem a importância da interprofissionalidade para sua formação, sendo que 90,6% caso houvesse uma disciplina com o tema, cursariam. O estudo apontou que grande parte dos discentes compreende razoavelmente conceito de IP, demonstram-se dispostos à implementação da EIP, pois vivenciaram experiências que remetem ao trabalho colaborativo, entretanto, expressaram insatisfação com a baixa freqüência de discussões sobre a temática.
Resumo em lingua estrangeira: Interprofessional education (IPE) is a strategy to transform professional training, being an activity that involves two or more professionals learning together for collaboration and quality of health care. The present work aims to verify the knowledge and perceptions of students in the health area about interprofessionality within the university. This is a descriptive, exploratory, quantitative-qualitative research, in which 85 students from the Institute of Biological and Health Sciences of the University Campus of Araguaia participated. The instrument used was prepared in Google Forms and the data analyzed using EpiInfo version 7. It was observed that interactions occurred frequently and/or always between students from other courses 44.7%, with professors from different backgrounds 43.7% and with health professionals 34.2%. Only 18.8% participated in the PET-Health/Interprofessionality Program, 46.6% prefer to do work alone, 71.8% feel comfortable performing activities in pairs or trios, when performing group activities, 50, 5% develop in collaboration, with the participation of everyone at all stages. They said they were not satisfied with the frequency of discussions on the subject (45.8%), however, 92.9% recognize the importance of interprofessionality for their training, and 90.6%, if there was a discipline with the theme, would attend. The study showed that most students reasonably understand the concept of IP, they are willing to implement IPE, as they have had experiences that refer to collaborative work, however, they expressed dissatisfaction with the low frequency of discussions on the subject.
Palavra-chave: Formação Profissional em Saúde
Aprendizagens Colaborativas
Educação interprofissional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Professional Training in Health
Collaborative Learning
Interprofessional education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Farmácia - CUA
Referência: LOPES, Andressa Bueno. Conhecimento e percepção acerca da interprofissionalidade entre acadêmicos dos cursos da saúde do campus universitário do Araguaia. 2022. 37 f. Monografia (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2476
Data defesa documento: 10-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Araguaia

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