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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do conhecimento, atitude e prática dos manipuladores de alimentos das escolas municipais de Cuiabá-MT
Autor(es): Ferreira, Vanessa Kasy Gomes
Orientador(a): Horn, Carlos Rodolfo
Membro da Banca: Horn, Carlos Rodolfo
Membro da Banca: Nascimento, Leticia Guimarães Perdomo
Membro da Banca: Fraga, Géssica Alves
Resumo : Analisou-se o conhecimento, atitudes e práticas dos manipuladores de alimentos de escolas municipais de Cuiabá – MT. O presente estudo caracterizou-se como transversal e foi realizado em escolas municipais atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No estudo participaram 10 escolas, distribuídas em 4 regionais, sendo 2 escolas no Norte, 3 escolas no Sul, 3 escolas no Leste e 2 escolas no Oeste. Os participantes dessa pesquisa foram os manipuladores de alimentos das escolas selecionadas. Foi aplicado aos manipuladores dois formulários estruturados, sendo um acerca do perfil socioeconômico e profissional do mesmo e outro questionário avaliando conhecimentos, atitudes e práticas autorrelatadas (CAP) acerca da segurança dos alimentos. O CAP utilizado foi desenvolvido com base no formulário elaborado por BAS et al. (2006) e SHARIF e AL-MALKI (2010). Com a avaliação do CAP foi possível observar um conhecimento mediano, mas atitudes positivas e boas práticas autorrelatadas. Quanto ao conhecimento teve-se uma porcentagem média de acertos de 61,25%. Em relação às atitudes a média de acerto foi de 82,9%. A porcentagem média das práticas autorrelatadas foi de 73,13%. Com isso, concluiu-se que de forma geral, os manipuladores possuíam o nível de atitudes e práticas superior ao do conhecimento. Desse modo, faz-se importante treinamentos periódicos, tendo em vista que melhoram o conhecimento dos manipuladores acerca das Boas Práticas, o que contribui para a aquisição de hábitos adequados e consequentemente melhores condições higiênico-sanitários das refeições.
Resumo em lingua estrangeira: The knowledge, attitudes and practices of the food handlers of municipal schools of Cuiabá - MT were analyzed. The present study was characterized as transversal and was carried out in municipal schools served by the National School Feeding Program (PNAE). In the study 10 schools were distributed, distributed in 4 regional ones, being 2 schools in the North, 3 schools in the South, 3 schools in the East and 2 schools in the West. The participants in this research were the food handlers of the selected schools. Two structured forms were applied to the manipulators, one about the socioeconomic and professional profile of the same and another questionnaire evaluating knowledge, attitudes and practices self-reported (CAP) about food safety. The CAP used was developed based on the form elaborated by BAS et al. (2006) and SHARIF and AL-MALKI (2010). With the CAP evaluation it was possible to observe a median knowledge, but positive attitudes and good self-reported practices. As for knowledge, there was an average percentage of correct answers of 61.25%. In relation to the attitudes, the mean accuracy was 82.9%. The average percentage of self-reported practices was 73.13%. With this, it was concluded that, in general, the manipulators had the level of attitudes and practices superior to that of knowledge. Thus, periodic training is important, since it improves the knowledge of the manipulators about Good Practices, which contributes to the acquisition of adequate habits and, consequently, better hygienic-sanitary conditions of meals.
Palavra-chave: Manipuladores de alimentos
Conhecimentos
Atitudes
Práticas
Doenças transmitidas por alimentos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Food handlers
Knowledge
Attitudes
Practices
Foodborne diseases
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Nutrição (FANUT)
Curso: Nutrição - CUC
Referência: FERREIRA, Vanessa Kasy Gomes. Avaliação do conhecimento, atitude e prática dos manipuladores de alimentos das escolas municipais de Cuiabá-MT. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/247
Data defesa documento: 23-Fev-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

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