Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2495
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pesquisa de metodologia de Ensino de Química com ênfase em Resolução de Problemas |
Autor(es): | Rocha, Leidivânia Ramos |
Orientador(a): | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Guilardi Junior, Felicio |
Membro da Banca: | Silveira, Eva Lúcia Cardoso |
Resumo : | O presente trabalho visa tratar a metodologia de ensino do Ensino de Química, baseando - se na metodologia de Resolução de Problemas. A química possuiu papel exemplar em todas as demais áreas de conhecimento, como matemática, física, biologia entre várias outras ciências hoje conhecida, justamente por ser uma ciência anosa, a sua modernidade começou por volta do final do século XIX, e apesar de toda a sua antiguidade para muitos a química ainda é uma disciplina extremante difícil. Diante disso a introdução de um método como Resolução de Problemas que venha a ser um conjunto de estratégias oriundas de maneira a encontrar soluções para problemas específicos do qual se está trabalhando ou pensa em trabalhar no dia a dia e sem perceber lidamos com isso a todo momento quando indagamos uma pergunta ao qual exige um estudo, um pensamento ou até mesmo uma busca por respostas precisas e lógicas. Ainda assim porque não tentar a compressão através de uma nova maneira de ensinar química de forma mais prática como metodologia de ensino como a de Resolução de Problema, atualmente utilizada com mais frequência no ensino de matemática. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work aims to deal with the teaching methodology of Chemistry Teaching, based on the Problem Solving methodology. Chemistry had an exemplary role in all other areas of knowledge, such as mathematics, physics, biology, among several other sciences known today, precisely because it is an old science, its modernity began around the end of the 19th century, and despite all the its antiquity for many chemistry is still an extremely difficult discipline. In view of this, the introduction of a method such as Problem Solving that becomes a set of strategies arising in order to find solutions to specific problems that one is working on or thinking about working on on a daily basis and without realizing it we deal with it all the time. When we ask a question that requires a study, a thought or even a search for precise and logical answers. Still, why not try the compression through a new way of teaching chemistry in a more practical way as a teaching methodology such as Problem Solving, currently used more frequently in mathematics teaching. |
Palavra-chave: | Ensino de Química Resolução de Problemas Metodologia de Ensino |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Chemistry teaching Problem Solving Teaching Methodology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Química - CUS |
Referência: | ROCHA, Leidivânia Ramos. Pesquisa de metodologia de Ensino de Química com ênfase em Resolução de Problemas. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2495 |
Data defesa documento: | 18-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_LEIDIVÂNIA RAMOS ROCHA.pdf | 889.34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.