Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/251
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Assistência farmacêutica : um perfil da gestão municipal
Autor(es): Roque, Ediney da Silva
Orientador(a): Galvão, Noemi Dreyer
Membro da Banca: Galvão, Noemi Dreyer
Resumo : Introdução – A Assistência Farmacêutica (AF) é compreendida como uma política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, tendo como alguns dos seus eixos estratégicos, a manutenção e a qualificação dos serviços de Assistência Farmacêutica na rede pública de saúde e a qualificação de recursos humanos, bem como a descentralização das ações. Objetivo – Analisar a gestão da Assistência Farmacêutica (AF) nos municípios do Estado de Mato Grosso no ano de 2016. Metodologia – Trata-se de um estudo de corte transversal utilizando dados secundários disponibilizados pela Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso. Estes dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2016 por meio de um questionário on-line estruturado conforme os ciclos da AF e preenchido pelos 141 municípios matogrossenses, Resultados – Em relação a organização da gestão da Assistência Farmacêutica nos municípios, 49% apontaram que a Assistência Farmacêutica não está inserida no organograma da secretaria municipal de saúde. Em relação à seleção dos medicamentos, 37,6% dos municípios matogrossenses não possuem a REMUME. Na etapa de programação dos medicamentos, o consumo histórico de medicamentos é utilizado em 80% dos municípios. Na fase de aquisição, 100% dos municípios matogrossenses compram os medicamentos de distribuidoras. A judicialização na Assistência Farmacêutica acontece em 69,5% dos municípios, e entre os principais obstáculos apontados para a implementação da Assistência Farmacêutica municipal foram os recursos financeiros, 68% Considerações finais – Diante dos resultados apresentados observa-se que a gestão da Assistência Farmacêutica municipal possui grandes dificuldades e falhas na operacionalização do ciclo da Assistência Farmacêutica, necessitando de melhorias para seu correto funcionamento, para que assim se tenha uma melhor oferta, acesso aos medicamentos, e para que se tenha a melhora da atenção farmacêutica municipal.
Palavra-chave: Assistência farmacêutica
Atenção farmacêutica
Gestão administrativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: ROQUE, Ediney da Silva. Assistência farmacêutica: um perfil da gestão municipal. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/251
Data defesa documento: 12-Apr-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_Ediney da Silva Roque.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.