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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2524
Tipo documento: | Artigo |
Título: | A importância da gramática na vida humana: reflexões e ponderações |
Autor(es): | Ramos, Gabriel da Silva |
Orientador(a): | Gonçalves, Iverton Gessé Ribeiro |
Membro da Banca: | Gonçalves, Iverton Gessé Ribeiro |
Membro da Banca: | Flores, Eduardo Almeida |
Membro da Banca: | Menezes, Vander Simão |
Resumo : | O presente trabalho tem como norte mostrar a real importância da gramática para o desenvolvimento moral e intelectual das pessoas, além de analisar a forma como ela é vista nos cursos superiores de licenciatura em Letras, e como isso afeta a didática da educação básica. A questão norteadora é a seguinte: qual é a real necessidade da gramática, e como delinear claramente a sua aplicação dentro das salas de aula. Assim, o objetivo é realizar análises integrais referentes à importância da normatização da língua para o desenvolvimento humano, além de verificar qual a metodologia mais adequada para que isso ocorra. A base teórica é composta pelas obras de Martelotta (2011), acerca dos fundamentos linguísticos; Nougué (2015), quanto às questões gramaticais; Bechara (2007), em relação à didática, além de obras complementares e adicionais. O corpus da pesquisa é composto por três projetos pedagógicos de cursos superiores de Letras, das seguintes universidades: UFMT, UFRGS e USP. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa, procedimento bibliográfico e documental e descritiva quanto aos objetivos. Definindo gramática como a estruturação formal dos fatos linguísticos de determinado idioma, aqueles que adequadamente sabem tal normatização têm a capacidade de melhor se expressar, e com mais clareza demonstrar suas visões de mundo. Ademais, o seu uso configura uma alternativa para subir etapas da sociedade, dada a sua necessidade na hierarquia social. Aqueles que se encontram conversando com outros que pouco sabem de gramática podem usar-se dela também para exercer uma solidariedade linguística e auxiliá-los a compreendê-la também. Dito isso, através das grades curriculares, têm-se uma noção de como esse aspecto pode ser melhor abordado nas universidades. Sugerimos uma expansão de matérias formativas quanto à gramática, e constantes revisões pedagógicas do que será lecionado na educação básica. |
Resumo em lingua estrangeira: | The following article has its guiding point in showing the real importance of grammar for the moral and intellectual development of people, besides analyzing in which way it is seen in higher education Portuguese language studies and how this affects basic education teaching. The leading research question is the following: what is the real necessity of grammar, and how can we clearly sketch its application inside of classrooms. Thus, the objective is conducting elemental analyses regarding the importance of the language’s normalization for human development, in addition to verifying which methodology is most suited for this purpose. The theoretical basis is comprised of Martelotta’s (2011) work regarding linguistics elements, Nougué’s (2015) regarding grammatical matters, Bechara’s (2007) regarding teaching, besides complementary and additional works. The research’s corpus consists of three pedagogical projects of Language Studies courses from these universities: UFMT, UFRGS and USP. Methodologically, the research is qualitative in approach, bibliographical and documental in procedure and descriptive in objectives. Defining grammar as the formal structure of the linguistic facts of said language, those who adequately know these rules have a higher capability of good communication, and a better way of externalizing their worldviews. Moreover, its use classifies another alternative to rise in social hierarchy, given its necessity in said ranking. Those who find themselves engaging in communication with others who know little of grammar can exercise a “linguistic kindness” of sorts, helping them understand it better in the process. Having said that, through the syllabi, it is possible to see how this aspect can be better incorporated into universities. We suggest an expansion of formative subjects related to grammar, and constant pedagogic reviews of the contents that will be taught in basic education. |
Palavra-chave: | Gramática normativa Linguística Aplicação metodológica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Normative grammar Linguistics Methodological application |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Curso: | Letras - CUA |
Referência: | RAMOS, Gabriel da Silva. A importância da gramática na vida humana: reflexões e ponderações. 2022. 36 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2524 |
Data defesa documento: | 15-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
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