Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2531
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fabino, Rhariny de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T11:38:11Z | - |
dc.date.available | 2022-07-22 | - |
dc.date.available | 2022-09-20T11:38:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
dc.identifier.citation | FABINO, Rhariny de Almeida. O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2531 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-19T15:52:52Z No. of bitstreams: 1 Rhariny_de_Almeida_Fabino._TC.pdf: 321155 bytes, checksum: 33d2deeee5c875ea0a79f2363a42001f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-20T11:38:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rhariny_de_Almeida_Fabino._TC.pdf: 321155 bytes, checksum: 33d2deeee5c875ea0a79f2363a42001f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-20T11:38:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rhariny_de_Almeida_Fabino._TC.pdf: 321155 bytes, checksum: 33d2deeee5c875ea0a79f2363a42001f (MD5) Previous issue date: 2022-07-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria Claudino da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maria Claudino da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva , Elenice da | - |
dc.contributor.referee3 | Maciel , Márcio Pinheiro | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5249898300383136 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3853159498404892 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como finalidade realizar reflexões a respeito do Programa de Residência Pedagógica - PRP, considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e descrever a experiência vivenciada enquanto residente do PRP/ CAPES no Curso de Letras – UFMT/CUA, mostrando como o programa contribui para a formação acadêmica. Trata-se de uma experiência realizada na Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes, localizada no Bairro Jardim Piracema, em Barra do Garças-MT, sob a orientação da Coordenadora do programa, professora Maria Claudino da Silva, juntamente com a professora preceptora Elenice da Silva. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os principais autores norteadores para o balizamento teórico deste estudo foram: Appolinário (2006), Flores (2009), Freitas e Freitas (2010), Gatti (2013), e Mendes e Baccon (2015). Este trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, há a abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020, implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são realizadas algumas reflexões sobre o que é ser professor, a formação inicial, e a formação continuada, numa perspectiva da formação acadêmica. No Capítulo III, é apresentado o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que foi produzido a partir de minha experiência como Aluna-Residente, em uma Escola de rede Pública de Educação Básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Letras - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rhariny_de_Almeida_Fabino._TC.pdf | 313.63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.