Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFabino, Rhariny de Almeida-
dc.date.accessioned2022-09-20T11:38:11Z-
dc.date.available2022-07-22-
dc.date.available2022-09-20T11:38:11Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.citationFABINO, Rhariny de Almeida. O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2531-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-19T15:52:52Z No. of bitstreams: 1 Rhariny_de_Almeida_Fabino._TC.pdf: 321155 bytes, checksum: 33d2deeee5c875ea0a79f2363a42001f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-20T11:38:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rhariny_de_Almeida_Fabino._TC.pdf: 321155 bytes, checksum: 33d2deeee5c875ea0a79f2363a42001f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-20T11:38:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rhariny_de_Almeida_Fabino._TC.pdf: 321155 bytes, checksum: 33d2deeee5c875ea0a79f2363a42001f (MD5) Previous issue date: 2022-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee2Silva , Elenice da-
dc.contributor.referee3Maciel , Márcio Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5249898300383136pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3853159498404892pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como finalidade realizar reflexões a respeito do Programa de Residência Pedagógica - PRP, considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e descrever a experiência vivenciada enquanto residente do PRP/ CAPES no Curso de Letras – UFMT/CUA, mostrando como o programa contribui para a formação acadêmica. Trata-se de uma experiência realizada na Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes, localizada no Bairro Jardim Piracema, em Barra do Garças-MT, sob a orientação da Coordenadora do programa, professora Maria Claudino da Silva, juntamente com a professora preceptora Elenice da Silva. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os principais autores norteadores para o balizamento teórico deste estudo foram: Appolinário (2006), Flores (2009), Freitas e Freitas (2010), Gatti (2013), e Mendes e Baccon (2015). Este trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, há a abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020, implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são realizadas algumas reflexões sobre o que é ser professor, a formação inicial, e a formação continuada, numa perspectiva da formação acadêmica. No Capítulo III, é apresentado o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que foi produzido a partir de minha experiência como Aluna-Residente, em uma Escola de rede Pública de Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordResidência Pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordIdentidade docentept_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rhariny_de_Almeida_Fabino._TC.pdf313.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.