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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2531
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022 |
Autor(es): | Fabino, Rhariny de Almeida |
Orientador(a): | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva , Elenice da |
Membro da Banca: | Maciel , Márcio Pinheiro |
Resumo : | Este estudo tem como finalidade realizar reflexões a respeito do Programa de Residência Pedagógica - PRP, considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e descrever a experiência vivenciada enquanto residente do PRP/ CAPES no Curso de Letras – UFMT/CUA, mostrando como o programa contribui para a formação acadêmica. Trata-se de uma experiência realizada na Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes, localizada no Bairro Jardim Piracema, em Barra do Garças-MT, sob a orientação da Coordenadora do programa, professora Maria Claudino da Silva, juntamente com a professora preceptora Elenice da Silva. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os principais autores norteadores para o balizamento teórico deste estudo foram: Appolinário (2006), Flores (2009), Freitas e Freitas (2010), Gatti (2013), e Mendes e Baccon (2015). Este trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, há a abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020, implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são realizadas algumas reflexões sobre o que é ser professor, a formação inicial, e a formação continuada, numa perspectiva da formação acadêmica. No Capítulo III, é apresentado o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que foi produzido a partir de minha experiência como Aluna-Residente, em uma Escola de rede Pública de Educação Básica. |
Palavra-chave: | Residência Pedagógica Identidade docente Formação profissional |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | FABINO, Rhariny de Almeida. O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2531 |
Data defesa documento: | 20-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
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