Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2531
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022
Autor(es): Fabino, Rhariny de Almeida
Orientador(a): Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Silva , Elenice da
Membro da Banca: Maciel , Márcio Pinheiro
Resumo : Este estudo tem como finalidade realizar reflexões a respeito do Programa de Residência Pedagógica - PRP, considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e descrever a experiência vivenciada enquanto residente do PRP/ CAPES no Curso de Letras – UFMT/CUA, mostrando como o programa contribui para a formação acadêmica. Trata-se de uma experiência realizada na Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes, localizada no Bairro Jardim Piracema, em Barra do Garças-MT, sob a orientação da Coordenadora do programa, professora Maria Claudino da Silva, juntamente com a professora preceptora Elenice da Silva. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os principais autores norteadores para o balizamento teórico deste estudo foram: Appolinário (2006), Flores (2009), Freitas e Freitas (2010), Gatti (2013), e Mendes e Baccon (2015). Este trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, há a abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020, implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são realizadas algumas reflexões sobre o que é ser professor, a formação inicial, e a formação continuada, numa perspectiva da formação acadêmica. No Capítulo III, é apresentado o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que foi produzido a partir de minha experiência como Aluna-Residente, em uma Escola de rede Pública de Educação Básica.
Palavra-chave: Residência Pedagógica
Identidade docente
Formação profissional
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Letras - CUA
Referência: FABINO, Rhariny de Almeida. O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2531
Data defesa documento: 20-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rhariny_de_Almeida_Fabino._TC.pdf313.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.