Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2534
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Síndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: breves reflexões sobre essa síndrome no período de pandemia da Covid-19
Autor(es): Ramos, Thays Rayana de Almeida
Orientador(a): Mancini, Anna Maria Penalva
Membro da Banca: Mancini, Anna Maria Penalva
Membro da Banca: Carvalho, Heloisa Lima de
Membro da Banca: Silva, Maria Claudino da
Resumo : Este estudo tem como tema a Síndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: Breves reflexões sobre esta Síndrome no período de pandemia da COVID-19. Assim, pergunta-se: O meio acadêmico, a pandemia e os estudos podem contribuir para o desgaste psicológico do graduando? A Síndrome de Burnout tem se tornado cada vez mais recorrente devido à rotina familiar e/ou empregatícia e/ou estudantil. Compreende-se que a Síndrome de Burnout é um sinal de esgotamento do sujeito quando exposto ao estresse prolongado. Nesta circunstância, os indivíduos sentem-se muito exauridos, apresentam baixos níveis de concentração e raciocínio lógico. Demonstram sentimentos de indiferença e a necessidade de se manterem reclusos, não se considerando capacitados para desenvolver as atividades proposta com eficiência, assim os sentimentos de insatisfação e desistência afloram. Este estudo buscou investigar a influência da rotina em meio à pandemia no contexto educacional e a influência da síndrome nesse período para posteriormente, apresentar os conceitos e ponderações acerca da Síndrome de Burnout, necessárias para embasar os argumentos na delimitação e concretização da pesquisa sobre a Síndrome de Burnout em concomitância aos caos pandêmico. A pesquisa foi elaborada em forma de questionário (Google Forms), as perguntas são fundamentadas nas três dimensões do método MBI (Maslach Burnout Inventory); exaustão emocional, despersonificação e baixa realização profissional (MASLACH; JACKSON, 1978). As reflexões finais mostram índices da síndrome do esgotamento psicológico em meio à influência da COVID-19 e orientações de autoajuda que são oferecidas dentro da própria Universidade.
Palavra-chave: Síndrome de Burnout
COVID-19
Licenciatura em Letras
Exaustão Emocional
Despersonificação
Baixa Eficácia Profissional
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Letras - CUA
Referência: RAMOS, Thays Rayana de Almeida. Síndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: breves reflexões sobre essa síndrome no período de pandemia da Covid-19. 2022. 33 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2534
Data defesa documento: 18-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thays_Rayana_de_Almeida_Ramos._TC.pdf469.17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.