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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2534
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Síndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: breves reflexões sobre essa síndrome no período de pandemia da Covid-19 |
Autor(es): | Ramos, Thays Rayana de Almeida |
Orientador(a): | Mancini, Anna Maria Penalva |
Membro da Banca: | Mancini, Anna Maria Penalva |
Membro da Banca: | Carvalho, Heloisa Lima de |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Resumo : | Este estudo tem como tema a Síndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: Breves reflexões sobre esta Síndrome no período de pandemia da COVID-19. Assim, pergunta-se: O meio acadêmico, a pandemia e os estudos podem contribuir para o desgaste psicológico do graduando? A Síndrome de Burnout tem se tornado cada vez mais recorrente devido à rotina familiar e/ou empregatícia e/ou estudantil. Compreende-se que a Síndrome de Burnout é um sinal de esgotamento do sujeito quando exposto ao estresse prolongado. Nesta circunstância, os indivíduos sentem-se muito exauridos, apresentam baixos níveis de concentração e raciocínio lógico. Demonstram sentimentos de indiferença e a necessidade de se manterem reclusos, não se considerando capacitados para desenvolver as atividades proposta com eficiência, assim os sentimentos de insatisfação e desistência afloram. Este estudo buscou investigar a influência da rotina em meio à pandemia no contexto educacional e a influência da síndrome nesse período para posteriormente, apresentar os conceitos e ponderações acerca da Síndrome de Burnout, necessárias para embasar os argumentos na delimitação e concretização da pesquisa sobre a Síndrome de Burnout em concomitância aos caos pandêmico. A pesquisa foi elaborada em forma de questionário (Google Forms), as perguntas são fundamentadas nas três dimensões do método MBI (Maslach Burnout Inventory); exaustão emocional, despersonificação e baixa realização profissional (MASLACH; JACKSON, 1978). As reflexões finais mostram índices da síndrome do esgotamento psicológico em meio à influência da COVID-19 e orientações de autoajuda que são oferecidas dentro da própria Universidade. |
Palavra-chave: | Síndrome de Burnout COVID-19 Licenciatura em Letras Exaustão Emocional Despersonificação Baixa Eficácia Profissional |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | RAMOS, Thays Rayana de Almeida. Síndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: breves reflexões sobre essa síndrome no período de pandemia da Covid-19. 2022. 33 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2534 |
Data defesa documento: | 18-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
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