Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2541
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Bruno Freitas de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-13T14:00:50Z | - |
dc.date.available | 2022-07-19 | - |
dc.date.available | 2022-10-13T14:00:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruno Freitas de Sousa. Ética animal e a falácia naturalista: uma questão sociocientífica para fomentar o debate crítico. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2541 | - |
dc.description.abstract | The approach to ethics in teaching has gained space and is promising as an important element to help students in decision-making processes from a critical perspective. This work aimed to develop a potential socio-scientific question for the critical debate on the naturalistic fallacy in the context of high school. And through a review of psychology and literature, discourses on the naturalist fallacy in biology education in Science Teaching were made. We have not noticed a scarce literature that investigates the naturalistic fallacy in Biology Teaching and/or Science Teaching, thus evidencing a huge gap in this formative stage of students. From this, a socioscientific question was developed with the potential to foster critical debate on the naturalistic fallacy, using a case containing controversial questions about the teaching of evolution, a way we treat non-human animals and how we consider their interests in relation to ours. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-10-13T12:04:15Z No. of bitstreams: 1 Bruno_Etica_animal_e_a_falacia_naturalista_biblioteca_final.pdf: 366909 bytes, checksum: d8f1bd4c8b750bebdf41e3f67e1330f6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-10-13T14:00:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Bruno_Etica_animal_e_a_falacia_naturalista_biblioteca_final.pdf: 366909 bytes, checksum: d8f1bd4c8b750bebdf41e3f67e1330f6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-13T14:00:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruno_Etica_animal_e_a_falacia_naturalista_biblioteca_final.pdf: 366909 bytes, checksum: d8f1bd4c8b750bebdf41e3f67e1330f6 (MD5) Previous issue date: 2022-06-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ética animal e a falácia naturalista: uma questão sociocientífica para fomentar o debate crítico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paiva, Ayane de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6373963515950534 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paiva, Ayane de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6373963515950534 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Silvia Carla da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3119985703942032 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pignati, Marina Teófilo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8749424208573353 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6689916874419226 | pt_BR |
dc.description.resumo | A abordagem da ética no ensino tem ganhado espaço e se mostrado promissor como elemento importante para auxiliar as/os estudantes em processos de tomada de decisão sob perspectiva crítica. Este trabalho objetivou desenvolver uma questão sociocientífica potencial para o debate crítico sobre a falácia naturalista no contexto do ensino médio. E por meio de uma revisão narrativa analisou-se discursos sobre a falácia naturalista na literatura no Ensino de Biologia e no Ensino de Ciências. Na pesquisa notamos uma escassa literatura que abordassem a falácia naturalista no Ensino de Biologia e/ou no Ensino de Ciências, e assim evidenciando uma enorme lacuna nessa etapa formativa dos e das estudantes. A partir disso foi desenvolvida uma questão sociocientífica com potencial de fomentar o debate crítico sobre a falácia naturalista, utilizando um caso contendo questões controversas sobre o ensino de evolução, a forma que tratamos os animais não humanos e como consideramos seus interesses em relação aos nossos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciências Biológicas - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa de Design Educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questões Sociocientíficas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ética Animal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Falácia Naturalista | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Biology Teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educational Design Research | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Socio-Scientific Issues | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Animal Ethics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Naturalist Fallacy | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno_Etica_animal_e_a_falacia_naturalista_biblioteca_final.pdf | 358.31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.