Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bruno Freitas de Sousa-
dc.date.accessioned2022-10-13T14:00:50Z-
dc.date.available2022-07-19-
dc.date.available2022-10-13T14:00:50Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Freitas de Sousa. Ética animal e a falácia naturalista: uma questão sociocientífica para fomentar o debate crítico. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2541-
dc.description.abstractThe approach to ethics in teaching has gained space and is promising as an important element to help students in decision-making processes from a critical perspective. This work aimed to develop a potential socio-scientific question for the critical debate on the naturalistic fallacy in the context of high school. And through a review of psychology and literature, discourses on the naturalist fallacy in biology education in Science Teaching were made. We have not noticed a scarce literature that investigates the naturalistic fallacy in Biology Teaching and/or Science Teaching, thus evidencing a huge gap in this formative stage of students. From this, a socioscientific question was developed with the potential to foster critical debate on the naturalistic fallacy, using a case containing controversial questions about the teaching of evolution, a way we treat non-human animals and how we consider their interests in relation to ours.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-10-13T12:04:15Z No. of bitstreams: 1 Bruno_Etica_animal_e_a_falacia_naturalista_biblioteca_final.pdf: 366909 bytes, checksum: d8f1bd4c8b750bebdf41e3f67e1330f6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-10-13T14:00:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Bruno_Etica_animal_e_a_falacia_naturalista_biblioteca_final.pdf: 366909 bytes, checksum: d8f1bd4c8b750bebdf41e3f67e1330f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-13T14:00:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruno_Etica_animal_e_a_falacia_naturalista_biblioteca_final.pdf: 366909 bytes, checksum: d8f1bd4c8b750bebdf41e3f67e1330f6 (MD5) Previous issue date: 2022-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleÉtica animal e a falácia naturalista: uma questão sociocientífica para fomentar o debate críticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Silvia Carla da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119985703942032pt_BR
dc.contributor.referee3Pignati, Marina Teófilo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6689916874419226pt_BR
dc.description.resumoA abordagem da ética no ensino tem ganhado espaço e se mostrado promissor como elemento importante para auxiliar as/os estudantes em processos de tomada de decisão sob perspectiva crítica. Este trabalho objetivou desenvolver uma questão sociocientífica potencial para o debate crítico sobre a falácia naturalista no contexto do ensino médio. E por meio de uma revisão narrativa analisou-se discursos sobre a falácia naturalista na literatura no Ensino de Biologia e no Ensino de Ciências. Na pesquisa notamos uma escassa literatura que abordassem a falácia naturalista no Ensino de Biologia e/ou no Ensino de Ciências, e assim evidenciando uma enorme lacuna nessa etapa formativa dos e das estudantes. A partir disso foi desenvolvida uma questão sociocientífica com potencial de fomentar o debate crítico sobre a falácia naturalista, utilizando um caso contendo questões controversas sobre o ensino de evolução, a forma que tratamos os animais não humanos e como consideramos seus interesses em relação aos nossos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordPesquisa de Design Educacionalpt_BR
dc.subject.keywordQuestões Sociocientíficaspt_BR
dc.subject.keywordÉtica Animalpt_BR
dc.subject.keywordFalácia Naturalistapt_BR
dc.subject.keyword2Biology Teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Educational Design Researchpt_BR
dc.subject.keyword2Socio-Scientific Issuespt_BR
dc.subject.keyword2Animal Ethicspt_BR
dc.subject.keyword2Naturalist Fallacypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno_Etica_animal_e_a_falacia_naturalista_biblioteca_final.pdf358.31 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.