Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2541
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ética animal e a falácia naturalista: uma questão sociocientífica para fomentar o debate crítico
Autor(es): Silva, Bruno Freitas de Sousa
Orientador(a): Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Cardoso, Silvia Carla da Silva
Membro da Banca: Pignati, Marina Teófilo
Resumo : A abordagem da ética no ensino tem ganhado espaço e se mostrado promissor como elemento importante para auxiliar as/os estudantes em processos de tomada de decisão sob perspectiva crítica. Este trabalho objetivou desenvolver uma questão sociocientífica potencial para o debate crítico sobre a falácia naturalista no contexto do ensino médio. E por meio de uma revisão narrativa analisou-se discursos sobre a falácia naturalista na literatura no Ensino de Biologia e no Ensino de Ciências. Na pesquisa notamos uma escassa literatura que abordassem a falácia naturalista no Ensino de Biologia e/ou no Ensino de Ciências, e assim evidenciando uma enorme lacuna nessa etapa formativa dos e das estudantes. A partir disso foi desenvolvida uma questão sociocientífica com potencial de fomentar o debate crítico sobre a falácia naturalista, utilizando um caso contendo questões controversas sobre o ensino de evolução, a forma que tratamos os animais não humanos e como consideramos seus interesses em relação aos nossos.
Resumo em lingua estrangeira: The approach to ethics in teaching has gained space and is promising as an important element to help students in decision-making processes from a critical perspective. This work aimed to develop a potential socio-scientific question for the critical debate on the naturalistic fallacy in the context of high school. And through a review of psychology and literature, discourses on the naturalist fallacy in biology education in Science Teaching were made. We have not noticed a scarce literature that investigates the naturalistic fallacy in Biology Teaching and/or Science Teaching, thus evidencing a huge gap in this formative stage of students. From this, a socioscientific question was developed with the potential to foster critical debate on the naturalistic fallacy, using a case containing controversial questions about the teaching of evolution, a way we treat non-human animals and how we consider their interests in relation to ours.
Palavra-chave: Ensino de Biologia
Pesquisa de Design Educacional
Questões Sociocientíficas
Ética Animal
Falácia Naturalista
Palavra-chave em lingua estrangeira: Biology Teaching
Educational Design Research
Socio-Scientific Issues
Animal Ethics
Naturalist Fallacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Ciências Biológicas - CUA
Referência: SILVA, Bruno Freitas de Sousa. Ética animal e a falácia naturalista: uma questão sociocientífica para fomentar o debate crítico. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2541
Data defesa documento: 24-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno_Etica_animal_e_a_falacia_naturalista_biblioteca_final.pdf358.31 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.