Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2541
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ética animal e a falácia naturalista: uma questão sociocientífica para fomentar o debate crítico |
Autor(es): | Silva, Bruno Freitas de Sousa |
Orientador(a): | Paiva, Ayane de Souza |
Membro da Banca: | Paiva, Ayane de Souza |
Membro da Banca: | Cardoso, Silvia Carla da Silva |
Membro da Banca: | Pignati, Marina Teófilo |
Resumo : | A abordagem da ética no ensino tem ganhado espaço e se mostrado promissor como elemento importante para auxiliar as/os estudantes em processos de tomada de decisão sob perspectiva crítica. Este trabalho objetivou desenvolver uma questão sociocientífica potencial para o debate crítico sobre a falácia naturalista no contexto do ensino médio. E por meio de uma revisão narrativa analisou-se discursos sobre a falácia naturalista na literatura no Ensino de Biologia e no Ensino de Ciências. Na pesquisa notamos uma escassa literatura que abordassem a falácia naturalista no Ensino de Biologia e/ou no Ensino de Ciências, e assim evidenciando uma enorme lacuna nessa etapa formativa dos e das estudantes. A partir disso foi desenvolvida uma questão sociocientífica com potencial de fomentar o debate crítico sobre a falácia naturalista, utilizando um caso contendo questões controversas sobre o ensino de evolução, a forma que tratamos os animais não humanos e como consideramos seus interesses em relação aos nossos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The approach to ethics in teaching has gained space and is promising as an important element to help students in decision-making processes from a critical perspective. This work aimed to develop a potential socio-scientific question for the critical debate on the naturalistic fallacy in the context of high school. And through a review of psychology and literature, discourses on the naturalist fallacy in biology education in Science Teaching were made. We have not noticed a scarce literature that investigates the naturalistic fallacy in Biology Teaching and/or Science Teaching, thus evidencing a huge gap in this formative stage of students. From this, a socioscientific question was developed with the potential to foster critical debate on the naturalistic fallacy, using a case containing controversial questions about the teaching of evolution, a way we treat non-human animals and how we consider their interests in relation to ours. |
Palavra-chave: | Ensino de Biologia Pesquisa de Design Educacional Questões Sociocientíficas Ética Animal Falácia Naturalista |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Biology Teaching Educational Design Research Socio-Scientific Issues Animal Ethics Naturalist Fallacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Ciências Biológicas - CUA |
Referência: | SILVA, Bruno Freitas de Sousa. Ética animal e a falácia naturalista: uma questão sociocientífica para fomentar o debate crítico. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2541 |
Data defesa documento: | 24-Jun-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno_Etica_animal_e_a_falacia_naturalista_biblioteca_final.pdf | 358.31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.